quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Politica": Nova pesquisa mostra Richa em queda e Osmar em ascensão

Em segundo Vox Populi, diferença entre os dois candidatos ao governo do Estado cai de nove para cinco pontos.

Nova pesquisa Vox Populi divulgada ontem pela TV Bandeirante confirmou ontem o empate técnico entre os dois principais candidatos ao governo do Estado, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), apontando ainda queda nas intenções de voto do tucano, e crescimento do pedetista em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto. De acordo com os números, Richa teria hoje 42% da preferência do eleitorado, contra 37% de Osmar. Como a margem de erro é de 3,5% para mais, ou para menos, os dois estão tecnicamente empadatos na disputa. A diferença entre os dois diminuiu de nove pontos percentuais para cinco em apenas quatro dias.

Completam a lista, Paulo Salamuni (PV), Avanilson (PSTU) e Luiz Felipe Bergmann (PSOL) com 1% cada. Brancos e nulos somam 4% e não sabe ou não opinaram somam 14%. A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 20 de julho, ouviu 800 pessoas em todo o Estado.

A pesquisa anterior do Vox Populi, divulgada no último sábado à noite, e publicada no domingo pelo jornal O Estado do Paraná, apontava Richa com 44% das intenções de voto, contra 35% de Osmar. Na comparação comparação com a nova pesquisa, portanto, o tucano caiu dois pontos porcentuais, enquanto o pedetista subiu os mesmos dois pontos, o que significa uma redução na diferença entre os dois de quatro pontos.
Desde o início, a trajetória das pesquisas para o governo do Estado aponta para uma disputa acirrada, de igual para igual entre Beto Richa e Osmar Dias. A primeira pesquisa, encomendada pela TV Bandeirantes ao Vox Populi, foi realizada entre os dias 8 e 12 de maio. O resultado das 700 pessoas ouvidas apresentou Beto Richa com 40% das intenções de voto e Osmar Dias com 33%. A margem de erro desta pesquisa foi de 3,7 pontos porcentuais, o que implica em empate técnico. A segunda pesquisa, encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), e realizada pelo Instituto Datafolha, mostrou Beto Richa com 43% e Osmar Dias com 38%. Como a margem de erro é de 3 pontos porcentuais, mais uma vez os dois candidatos se apresentam empatados, com Beto podendo variar entra 40% e 46% e Osmar de 35% e 41%. A pesquisa do Datafolha entrevistou 1.225 pessoas entre os dias 20 e 23 de julho.

Fonte: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=152555&t=nova-pesquisa-mostra-richa-em-queda-e-osmar-em-ascensao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.