segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Polemica sobre o "Corte das Arvores da frente do Hospital de Matinhos"

Após ter recebido centenas de E-mails da população de Matinhos, reclamando e querendo saber o porque do corte das arvores da frente do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, fui pessoalmente na Sec de Meio Ambiente me informar e "COBRAR" a resposta!

As arvores que foram cortadas é da espécie "Ficus benjamina " cuja espécie Nativa da Ásia e melhorada por viveiristas da Holanda , suas raizes estavam comprometendo toda rede de esgoto do local e fiações subterraneas, sem contar que as raizes ja estavam tambem comprometendo calçadas e muro do Hospital, veja as fotos:





detalhe da raiz arrebentando a calçada!







Ficus benjamina Suas Raizes causam grandes estragos e Prejuizos

No local será plantada "Arvores de espécie nativa aqui da nossa região" e feito um novo paisagismo, veja a seguir que grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo falam a respeito da "Ficus Benjamina" as arvores que foram cortadas da frente do Hospital de Matinhos:

Árvores de São Paulo
Artigos e Noticias da Associação dos Amigos das Árvores de São Paulo - A3SP


Ficus na Zona Leste de São Paulo
Árvore já apresentada aqui em outro artigo (ver), o popular Ficus (Ficus benjamina), está sendo disseminado pela população em todo o Brasil a uma velocidade impressionante. Acredito que não existe mais município no Brasil sem ele. Vendido em floriculturas, supermercados e em diversos lugares por um preço bem em conta, muitas vezes é a única árvore disponível, e que se disfarça muito bem quando pequeno no vaso, podendo ter seu tronco trançado e parecer um “bonsai” muito ornamental, bom para presentes e decorar ambientes.
Sua venda devia ser proibida por lei, e não se trata de implicância com a “pobre” árvore. Nativa da Ásia e melhorada por viveiristas da Holanda, é produzida aos milhões em Holambra-SP, com baixíssimo custo. Quando plantada no solo, fora do vaso, suas raízes agressivas destroem galerias pluvias, de esgoto, fiações enterradas, fundações e o que mais houver pela frente, causando enormes prejuízos materiais.
Como é uma árvore que cresce em qualquer solo e clima brasileiro, extremamente rústica, já existe até em cidades ribeirinhas no meio da floresta amazônica, mesmo com tantas belas árvore nativas à disposição(!!).
O problema é que ela surgiu no mercado há cerca de 20 anos, e muitas destas belas arvorezinhas presentes nas cidades não chegaram ainda sequer a idade adulta. Daqui algumas décadas elas ficarão adultas e vamos ter um problema seríssimo nas edificações das cidades e prejuízos públicos e particulares incalculáveis por causa desta “bonsai”. A conta irá então para o bolso de todos, e o que é pior, a fama ficará para todas as árvores urbanas, naquele velho pensamento que árvore na cidade só dá problema.
Ricardo Henrique Cardim , click no link abaixo e veja a materia na pagina horiginal
http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/2008/11/07/plante-muitas-arvores-mas-nunca-o-ficus-na-cidade/


Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro
Rua Afonso Cavalcanti 455 / Sl. 1271 - Cidade Nova - Rio de Janeiro - RJCEP: 20211-010 - Tel: (21)2503-4250 e Fax: (21)2293-3484 E-mail: mailto:smac@pcrj.rj.gov.br

Espécie Ficus benjamina será substituída na Cidade
Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai substituir a espécie Ficus benjamina na arborização da Cidade. Por provocarem danos significativos em edificações e calçadas, o plantio de novas mudas dessas árvores está proibido nas ruas e praças do Rio de Janeiro. Também será lançada uma campanha de esclarecimento junto à população, intitulada "Fico ou não fico com o meu Ficus" pela SMAC e a FPJ, envolvendo agentes ambientais, que visitarão os moradores das ruas que estão sendo levantadas e que tenham plantado o Ficus benjamina na calçada.A Fundação Parques e Jardins vai indicar os critérios técnicos para a substituição planejada e gradativa dessas árvores, além de orientar a população, pelo telefone 2221-2574, sobre o que fazer com elas. Desvantagens do plantio da espécie: raízes agressivas, danifica redes de água e esgoto, provoca rachaduras em muros, calçadas e cisternas, maior demanda de podas e remoções, aumento do risco de queda de pessoas por causa de suas raízes e exige maior O que fazer com os Ficus?1- Não plantar em calçadas, pois as raízes são poderosas/fortes;2- Procurar orientação junto à FPJ se quiser plantar Ficus em seu jardim ou quintal;3- Consultar a Prefeitura/Fundação Parques e Jardins, responsável pela arborização urbana, para orientação: tel.: 2221-2574.Sobre a Campanha: FICO OU NÃO FICO COM O MEU FICUSCampanha de arborização urbana, educativa e restritiva sobre o plantio inadequado de Ficus benjamina nas calçadas da Cidade, pela população.1ª fase: Educação Ambiental – Agentes Ambientais da Secretaria começam campanha na Cidade conversando, instruindo a população e distribuição de folhetos sobre o Ficus.2ª fase: Remoção e Plantio – A FPJ fará a remoção de Ficus pequenos e de médio porte (até 5m) com plantio de Ipês, Oitis e outras espécies nativas, seguida de campanha de adoção das novas mudas plantadas no lugar dos Ficus benjamina.
Click no link abaixo e veja a materia na pagina da Prefeitura do Rio de Janeiro.
http://www.rio.rj.gov.br/smac/mostra_noticia.php?not=NOT&codnot=652

Esta ai a resposta para a população, fui la na Sec de Meio Ambiente cobrar a resposta achando que eles estavam errados(se estivem errados eu ia descer o Pau neles aqui no Blog e na Radio no Programa A Voz de Matinhos) mas eles estavam com a razão e fizeram a coisa certa, diante disto meus Parabéns ao Secretario de meio ambiente de Matinhos Sérgio Luiz Ciolli pela informação e pelo trabalho dele e de toda sua equipe. Douglas Gerasom


2 comentários:

  1. CARAMBA!!! achei q tavam fazendo nhaca cortando as arvores do hospital e tavam cert????? mas quando q vão planta as nova arvores??, se não plantarem logo quero ve se vc tem coragem de mete o pau neles, duvido! vou acompanhar e vou te cobrar hein

    ResponderExcluir
  2. os covardes e incompetentes, se escondem por trás destes blogs porque o que sabem fazer é somene criticar e nada mais, quem realmente gosta de Matinhos não se importa com que esta no Paço Municipal, faz o acontecer basta saber fazer, o que eles não sabem e nunca souberam!!, por isso apenas criticam e se fosse criticas construtivas.

    ResponderExcluir

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.