sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Feira de Sabores chega a Matinhos

Começou nesta quinta-feira (21) em Matinhos mais uma edição da Feira Sabores do Paraná. Os organizadores estimam que 50 mil de pessoas visitem a feira que está montada no Ginásio Municipal de Esportes José Santoro até 31 de janeiro, das 16h às 22 horas. A Feira é promovida pelo Programa da Agroindústria Familiar - Fábrica do Agricultor, da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e serve de vitrine para os produtos fabricados pelos pequenos produtores.
-
Este é o terceiro ano consecutivo que a feira ocorre na cidade com diversas novidades da agroindústria familiar paranaense. “O litoral tem sido um ponto importante de divulgação. A Feira também é uma vitrine destes produtos para os turistas, não só do Paraná, de outros estados e de fora do Brasil. Certamente em Matinhos irá se repetir o sucesso”, afirmou o secretário da Agricultura, Valter Bianchini.
Na feira de Matinhos, 90 produtores estão expondo seus produtos, envolvendo mais de 130 famílias. Os produtos comercializados nas feiras são orgânicos, tem procedência e origem garantida. São geléias, doces, queijos, biscoitos, embutidos, conservas, mel e vinho, entre outros produtos comestíveis, além do artesanato do litoral paranaense. “São mais de mil agroindústrias no Paraná e cerca de 3 mil iniciando esta atividade - começando nas feiras locais - para depois chegar às feiras estaduais. Este programa tem potencial de crescimento porque agrega valor na produção local dos produtores, gera empregos e renda todo ano, além de resgatar a rica cultura do Paraná”, disse Bianchini.
-
Em média, por ano, são feitas 132 feiras regionais e 19 estaduais. Também são mantidas 64 gôndolas em várias redes de supermercados. “Os produtos comercializados nas feiras não deixam a desejar para nenhum produto tradicional, seja na qualidade ou na embalagem. Por isso, quando os empresários visitam a feira, logo se interessam. Com isso ajudamos a diminuir o êxodo rural, porque criamos alternativas para as pessoas se fixarem no campo”, disse o coordenador da Feira Sabores, o zootecnista Eder Dalla Pria, do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário.
Para o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, “a feira contribui para o movimento na cidade e com o turismo. A partir do momento que o turista visita a feira, ele conhece o que o agricultor familiar do Paraná produz. Neste ano a Feira está maior e melhor do que a anterior. Tenho certeza que será um sucesso total”.
Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.