quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CULTURA ATENDE ALUNOS DO PROGRAMA SABERES

No dia 29 de Julho o Departamento de Cultura atendeu, na Casa da Cultura de Matinhos, os alunos do Programa Saberes, da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura.
O Programa, que busca Conhecimento, Cultura e Esportes têm como fundamento inicial um documento da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e estabelece Quatro Saberes para formação integral dos alunos:
1. Aprender a conhecer;
2. Aprender a fazer;
3. Aprender a viver com os outros;
4. Aprender a ser.
A equipe da Secretaria Municipal teve como objetivo principal construir um projeto não somente de perfil assistencialista, mas que tivesse uma complementação das atividades pedagógicas por meio de atividades que proporcionam uma educação emancipadora, inclusiva e integral. Assim, o programa tem um ensino pensado neste contra-turno, com uma formação humana através do acompanhamento pedagógico, recreação, práticas de educação ambiental, informática, práticas de iniciação desportiva e práticas artísticas. Além destas atividades tem-se uma proposta futura de atendimento não só do ensino fundamental, ao qual a rede municipal atende de 1 aos 5 anos, como também o projetos com tendas para atender a Educação Infantil. Estas tendas seriam Espaços alternativos para trabalhar com os alunos as artes visuais, música e expressão corporal, a ludicidade, jogos educativos e de entretenimento, sendo que também seriam incluídos espaços meditação e lazer.
No atendimento feito pelos profissionais da Cultura os alunos tiverem acesso à musicalidade rítmica, com orientação do Professor Lucas, também regente da Fanfarra Municipal e noções de canto com o Professor Delcio Ramos, regente do Coral Municipal de Diretor do Departamento de Cultura. Na volta das férias a Casa da Cultura também fará o atendimento às crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com atividades musicais, ritmas e expressão corporal.

Fonte sobre o Programa Saberes: www.matinhos.pr.gov.br

Mais notícias sobre a cultura de Matinhos você encontra no http://culturadematinhos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.