segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Programa Jovem Aprendiz forma 1ª turma

A tarde do dia 27 de agosto foi especial para os 13 fomandos da 1ª Turma do Programa Jovem Aprendiz de Matinhos. A cerimônia foi realizada no auditório da Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello Silva e contou com a presença de pais, professores, empresários e autoridades.
Proporcionado pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Programa conta com apoio de empresas locais. Com duração de 11 meses, o Curso tem carga horária de 800 horas/aula, divididas em ‘Aprendizagem em Serviços Administrativos’ e ‘Prática Profissional Supervisionada’.
Segundo a coordenadora Laudicéia Saraiva Ferrreira, foram oito empresas que ofereceram oportunidade para que os jovens pudessem aprender. “Aliando a parte teórica ao estágio, o Curso faz com que os alunos adquiram segurança, responsabilidade e maturidade. Com isso, será mais fácil para eles ingressarem no mercado de trabalho”, ressalta.
Durante a cerimônia, o Diretor do Senac Litoral, Aparecido Vieira de Lima, destacou a importância de preparar os jovens para o futuro. “O mercado precisa de profissionais capacitados e o Programa de Aprendizagem permite ao jovem vencer as dificuldades, construir uma vida social mais digna e se tornar um profissional de talento”, diz.
Considerado um norteador, o Curso já abre caminhos. Exemplo disso é Felipe Eduardo de Oliveira, 18 anos, um dos formandos dessa 1ª Turma. Após fazer o estágio no Materiais de Construção Trombetta, ele foi efetivado. “No começo parece difícil, mas é importante não desistir. Sempre me esforcei e acredito que valeu muito a pena. Agora tenho emprego fixo, com todos os benefícios e posso ajudar minha família. Já penso em fazer novos cursos, me aperfeiçoar para progredir na empresa”, comenta Felipe..

COMO PARTICIPAR
Os jovens entre 14 e 17 anos que desejam participar do Curso devem procurar a Secretaria de Assistência Social do município para fazer um cadastro.

Segundo a coordenadora do Programa, eles devem estar matriculados na rede pública de ensino e ter boas notas. “A prioridade é para os jovens que estão inscritos no PET (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e para famílias com baixa renda”, explica.

Texto: Marlene Portes.
(Assessoria de Comunicação da Associação Comercial de Matinhos – ACIMA)
Fotos: Douglas Gerasom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.