segunda-feira, 29 de novembro de 2010

APAE de Matinhos Democracia era o que buscávamos.

Chapa "Novos Tempos com os Pais" apoiada pelo Prefeito Dalmora vence a eleição com mais do dobro de votos para nova Presidencia da APAE de Matinhos, e o povo demonstra mais uma vez o desejo de mudança!

Hoje a Vitória foi principalmente dos Pais e alunos, que foram responsáveis pela mudança e demonstraram através do voto toda indignação com o descaso e falta de atenção que os alunos e a APAE de Matinhos vinha sendo tratada, mas agora isto já é passado, acabou a ditadura implantada pela administração anterior onde um cidadão de Matinhos não podia se associar na APAE.

Tratamento de primeira qualidade, Uniformes, Consultório odontológico e Ônibus para transporte de portadores de necessidades especiais são apenas alguns dos benefícios que em breve os alunos da nossa APAE de Matinhos irão usufruir! Eduardo Dalmora – Prefeito de Matinhos.

Democracia era o que buscávamos: Refletindo sobre o caso APAE de Matinhos.

Foto: Sérgio Luiz Ciolli Presidente eleito para a APAE de Matinhos.
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga, que significava povo e governo. E é justamente refletindo sobre o poder desta palavra que gostaria de refletir sobre alguns pontos importantes conquistados no último dia 29 de novembro.
Durante muitos anos a APAE de Matinhos vivenciou exatamente a falta de democracia. Isso acontecia pelo fato de um pequeno grupo de pessoas gerirem a instituição apenas de acordo com o que acreditavam ser coerente e esqueciam-se do próximo, ou seja, daqueles que realmente precisavam. A falta de coerência era frequente em todos os sentidos. Penso que desenvolver um trabalho junto às pessoas com necessidades especiais requer, acima de tudo, uma sensibilidade para lidar com o próximo. E o tratamento com alguns pais não era mais de coerência, sem contar com a falta de democracia existente na escola.
-
Sem a participação da comunidade, sem a participação dos pais, ano após ano, a sociedade matinhense passou a ver o trabalho desenvolvido pela instituição com muito descrédito.
-
E agora, o que buscamos?
Queremos, sem dúvidas, dar voz a comunidade, aos pais e poder acreditar que é possível termos um escola especial democrática, justa e laica, isto é, do povo e para o povo. Diante deste panorama, com a sensibilização de um grupo de pessoas preocupados com a transformação deste modelo de ensino, já não mais aceito por todos nós, é que a gestão do Prefeito Eduardo Dalmora, juntamente com pais e associados buscou uma ruptura com este modelo anti-democrático de educar.

Pais e amigos, neste momento de felicidade de todos nós, dirijo-me a todos vocês, tão importantes neste processo de mudança, que estamos unidos, para que a partir de vários olhares, dos pais, dos educadores e educadoras, da gestão pública e dos cidadãos e cidadãs, de um modo geral, é que possamos ver um futuro mais igualitário, digno e justo para a educação especial matinhense. Reitero que contem conosco sempre, pois com certeza a nova Presidência da APAE - Matinhos trabalhará em consonância com as políticas afirmativas de acesso, inclusão e, acima de tudo, com muito carinho a todos e todas que precisam, desde o processo de escolarização até os atendimentos multidisciplinares dos especialistas.

Obrigado a todos e todas por fazerem a diferença e terem a ação da escolha no contexto das radicais transformações sociais das lutas pela emancipação humana; valor instransferível pelo compromisso solidário de pensarmos, organizarmos e conduzirmos nossas práticas centradas no bem comum e não apenas no unilateralismo de poucos, que nem aqui habitavam.

Parabéns ao Prefeito Eduardo Antônio Dalmora e a Secretária Eunice Viganó Dalmora pela luta incansável pelo bem comum.

Parabéns ao Secretário Sérgio Cioli pela vitória ao lado dos pais, professores e comunidade, que em muitos momentos estiveram nos bastidores, pois muitos deles não podiam expor a insatisfação e demonstrar que queriam mudanças pelo frequente medo que os assombravam. Amigo Sérgio, sucesso na nova empreitada!

Professor Mestre Eduardo Fofonca
Secretário Municipal de Educação

Click no quadro abaixo e ouça a entrevista com o Presidente eleito Sérgio Ciolli.


Douglas Gerasom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.