segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inaugurado Fórum Eleitoral de Matinhos.

Foi inaugurado neste sábado, 29/01, o Fórum Eleitoral de Matinhos, situado na Rua Antonina, esquina com Rua Valdir Müeller. O novo fórum é o 72º inaugurado no Estado, tem uma área de 250 m² e custou R$ 318.346,24, e deve proporcionar um atendimento mais ágil e eficaz ao eleitor, que aguarda a emissão do seu título com conforto e por poucos minutos.
O terreno do Fórum Eleitoral foi doado pela Prefeitura Municipal de Matinhos e as obras, realizadas com recursos do orçamento da União, e é dividido em três módulos:

ÁREA ADMINISTRATIVA - Espaço com salas para o cartório eleitoral, juiz, conferência de títulos, audiência, além de instalações sanitárias e copa.

DEPÓSITO DE URNAS - Área com capacidade para armazenamento das urnas do município e região, bem como instalações para realizar os procedimentos de carga e manutenção das urnas eletrônicas.
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ELEITOR - Destinada a receber os eleitores com conforto e agilidade, conta com uma ampla área, extremamente iluminada e arejada, com assentos e guichês de atendimento, sendo um preferencial (para deficientes, gestantes e idosos).

O tribunal eleitoral em decisão unânime de seus membros em 2009 deliberou nominar este fórum de:

Joaquim Antonio de Oliveira Portes.
Nasceu em São José dos Pinhais - PR, em 30 de dezembro de 1858. Filho de Antonio Joaquim de Oliveira Portes e Maria Thomazina de Oliveira Portes. Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo - Largo de São Francisco, em 1884. Iniciou carreira como Promotor Público, cargo para o qual foi nomeado em outubro de 1885. Em 1890 ingressou na magistratura como Juiz de Direito, judicando nas comarcas de Cerro Azul e São José dos Pinhais desde sua instituição em maio de 1892, sendo o primeiro Juiz de carreira dessa comarca. Durante a Revolução federalista, foi vítima de perseguições, sendo obrigado a abandonar a sua terra e refugiar em São Francisco, no Estado de Santa Catarina, onde os seus passos eram observados pelas autoridades revolucionárias. Voltando ao poder o Dr. Vicente Machado, foi nomeado Desembargador do Superior Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, onde exerceu a presidência por 17 anos, de 18 de fevereiro de 1903 a 15 de novembro de 1920, data em que faleceu. Foi casado com Ambrosina Machado de Oliveira Portes e deixou dez filhos: Antonio Joaquim, Maria da Luz, Joel Waldomiro, Ambrozina, Cláudia, Aécio Ruy, Adelina, Licio Rivadávia, Yolanda e Esther.

Desembargadora
Regina Afonso Portes.
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

- Atualmente nos edifícios antes ocupados exclusivamente para temporada já são habitados por residentes permanentes professores, médicos, dentistas, comerciantes que aqui passaram a viver acreditando no desenvolvimento da região, melhor exemplo desta confiança em um futuro melhor e próximo figura se na pessoa prospera do Senhor Prefeito Eduardo Antonio Dalmora, empresário de sucesso do ramo de supermercados, imóveis e hotéis que pôs em cheque o sucesso de seus empreendimentos vinculados ao aprimoramento da administração municipal.

É de conhecimento publico e de fácil acesso na internet o projeto da revitalização da orla Sr Prefeito que vossa excelência pretende realizar, faço votos que consiga como já tem demonstrado mover montanhas para atingir seus intentos.

Nós da justiça eleitoral temos pleno conhecimento das dificuldades para concretude de vossos projetos, mas chegamos aqui também para auxilialo neste ímpeto progressista, estimulo e confiança.

É bom ressaltar que o valor do contrato para construção do fórum foi de R$318, 346,24 os 250 metros de construção com todos os acessórios que aqui estão esta obra por isto é o exemplo do preço justo um exemplo de que é possível também ao poder publico edificar obras de qualidade com baixo custo.

Merece capitulo todo especial o agradecimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ao Senhor Prefeito Eduardo Antonio Dalmora e sua equipe de Secretários e câmara de vereadores de Matinhos que não pouparam esforços no auxilio ao Tribunal Eleitoral para concepção desta empreitada.

Na verdade pelo esforço conjunto dos poderes municipais e do Tribunal Regional Eleitoral valorizou se esta região da cidade, ninguém mais que vossa excelência Senhor Prefeito é merecedor dos Louros deste resultado final.

A conduta desta Prefeitura perante o Tribunal Eleitoral me faz alimentar a confiança que vossa excelência tem utilizado na sua capacidade de realização em beneficio de seus munícipes.

Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos
Fotos: Roberto Paulo Meissner

Um comentário:

  1. Gostei muito desse espaço! ... encontrei-o pelo google ao procurar o endereço do TRE de Matinhos, pois escolhi esta cidade para "viver daqui pra frente" e, pelo visto, não vou me arrepender.
    Curti tbm os vídeos, além da bela paisagem, o bom gosto na seleção das músicas.
    Parabéns e obrigada pelas informações!
    Até a próxima semana! ... Deus quer e eu tbm :))
    Sandra

    ResponderExcluir

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.