sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL.

O teste da orelhinha é capaz de detectar deficiências auditivas desde o nascimento, possibilitando o diagnóstico e o tratamento precoce de eventuais problemas. A avaliação das Emissões Otoacústicas é executada pelo fonoaudiólogo e pode ser realizada no próprio berçário em sono natural ou em clínica especializada.
Foto: Roberto Paulo Meissner
É o mais recente método para detecção de perdas auditivas em neonatos. É um tipo de intervenção não invasiva, rápida e de fácil aplicabilidade. O diagnóstico precoce da deficiência auditiva em crianças é preferencialmente realizado nos primeiros 06 meses de vida, visto que essa deficiência poderá acarretar alterações no processo de aquisição de linguagem e das habilidades cognitivas.

O exame das Emissões Otoacústica trata-se de um método objetivo, relativamente simples, rápido, não invasivo, o qual dispensa o uso de eletrodos. Pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando–se sua aplicação em recém-nascidos.

Segundo a lei federal - LEI Nº 12.303, DE 02 DE AGOSTO DE 2010 - Que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas. Em seu Art. 1º, diz que é obrigatória a realização gratuita do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências.
Em conformidade com esta LEI,
o Prefeito Dalmora, através da Secretaria de Saúde de Matinhos – Paraná, adquiriu o aparelho de Emissões Otoacústicas com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

O exame será realizado na Clínica Escola de Fisioterapia da UFPR, no ambulatório de Fonoaudiologia, pela fonoaudióloga Jéssia Machado Zelak, principalmente nas crianças recém-nascidas que farão o exame com agendamento prévio após a alta hospitalar. Mais um avanço na Saúde Pública de Matinhos.

Douglas Gerasom – A Voz de Matinhos
Foto: Roberto Paulo Meissner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.