terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dalmora participa do Encontro Nacional de Prefeitos em Brasilia.


O Prefeito de Matinhos Eduardo Dalmora (PDT), foi a Brasília para participar do “Encontro Nacional com os Novos Prefeitos e Prefeitas”. 
O encontro foi promovido pelo gabinete da Presidência da República e conta com a presença da presidente Dilma Roussef.
De acordo com o gabinete da Presidência, Dilma Roussef quer “estimular a melhoria da gestão e contribuir com as novas prefeitas e prefeitos, apresentando os principais programas federais que podem ser acessados pelos municípios”.
Dilma anunciou a ampliação de programas do governo. Segundo a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a presidente não quer um evento de prestação de contas e palestras, mas de parcerias entre União e municípios. “A ordem foi muito clara: ser objetivo, direto e concreto. Deveremos ter anúncios, provavelmente de ampliação de programas”, disse a ministra.

Durante o evento, haverá 26 estandes de ministérios e órgãos federais à disposição dos gestores municipais. A idéia é que cada prefeito possa obter um diagnóstico dos programas federais e oportunidades de parcerias em sua cidade. Além do corpo técnico dos ministérios, os ministros também farão atendimento personalizado durante o encontro.

Cada ministério apresentará programas prioritários de acordo com a demanda dos prefeitos. Na área de educação, uma das mais requisitadas, as prioridades são informações para a ampliação do número de creches, quadras poliesportivas, e programa de treinamento técnico e de educação no campo.

Na abertura do encontro, além de fazer alguns anúncios, a presidente defenderá, mais uma vez, a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. De acordo com a Agência Brasil, Dilma diz que a educação é o bem mais importante que o país pode ter, e o principal para levá-lo a um patamar superior de desenvolvimento. A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas participem do evento.

No primeiro dia, foram destacadas as políticas para mulheres, o Plano Brasil Maior e o desenvolvimento local. No segundo, o Brasil Sem Miséria, a segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ações dos ministérios da Educação e da Saúde. No último dia do encontro, serão aprofundados os programas de prevenção a desastres naturais e de desenvolvimento rural sustentável.
Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.