terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Revitalização da orla vai para o papel

O projeto de revitalização da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, foi apresentado à comunidade na tarde de sexta-feira 01/02. O custo total da obra deve ser de R$ 383 milhões. A revitalização é reivindicada há cerca de dez anos na cidade e deve abranger 8,5 km da orla.

Segundo o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora (PDT), o próximo passo é trabalhar para conseguir a verba para execução. “Temos o projeto, mas falta o dinheiro. As verbas devem vir do governo federal, municipal e principalmente estadual”, conta. Ele não confirmou um prazo para a conclusão da revitalização. “Todo mundo sabe como está o nosso litoral. Há uma parte destruída e precisamos reconstruir”, diz.

O presidente do Instituto das Águas, autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e responsável pela obra, Márcio Fernando Nunes, explica que o trabalho será dividido em diferentes etapas. “O primeiro passo era saber quanto custaria. A solução deve ser duradoura e vai precisar de manutenção”, diz.

O projeto elaborado prevê, além da engorda da praia, melhorias como reforma nas calçadas, inclusão de quiosques, rampas de acessibilidade e arborização. A primeira fase deve aumentar a faixa de areia em 50 metros, e custará 130 milhões. Já o trabalho de paisagismo tem custo estimado em R$ 50 milhões. O restante do valor deve ser investido em manutenção e drenagem, para garantir a durabilidade da engorda.
Fonte:Gazeta do Povo
Fotos: Edilson T. Giordano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.