domingo, 14 de abril de 2013

Secretaria de Meio Ambiente entrega equipamento de proteção individual na AMAGEM.



A Secretaria de Meio Ambiente realizou a entrega de EPI’s, equipamentos de proteção individual, para a Associação Municipal de Agentes Ambientes de Matinhos (AMAGEM). Ao todo foram entregues 32 pares de luvas e 15 pares de botas que auxiliarão na segurança do trabalho de coleta de recicláveis.
A coleta de materiais recicláveis é feita por duas associações, AMAGEM que fica no bairro Vila Nova e ANCRESMAT que está no bairro Rio da Onça, estas associações recolhem o lixo reciclável por toda a cidade. A maior parte é recolhida no comércio, pois a população ainda não tem o hábito de separar o lixo. O Diretor Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Orlando Ferreira, diz que a conscientização da população é constante. “Temos realizado um trabalho gradativo de conscientização com a população, mostrando a importância da reciclagem e da separação do lixo. Esta ação de conscientização, também é realizada nas escolas”.

O trabalho de reciclagem na AMAGEM é realizado por aproximadamente 12 pessoas, a associação recolhe o lixo, separa os recicláveis por tipo: metal, vidro, papel e plástico. Depois o material é pesado e vendido para empresas de reciclagem, o lucro das vendas fica com a associação. Além disso, as associações têm parceria com a Prefeitura que paga 10 centavos por quilo de lixo coletado e também cobre as despesas com aluguel, luz, água, telefone, etc. Por mês a AMAGEM tem média de 15 a 20 toneladas de lixo coletado e vendido. A Secretaria de Meio Ambiente colocou a disposição um caminhão de coleta de lixo e o combustível para cada uma das associações.

Atualmente Matinhos realiza 22% de coleta de todo o material reciclável, segundo o diretor este número é muito baixo. “Ainda temos muito trabalho a fazer, hoje 78% dos recicláveis estão sendo desperdiçados e enviados diretamente para o aterro sanitário. A meta para 2013 é chegar próximo a 40% de reciclagem”, explica Orlando.

A coleta de lixo reciclável é realizada semanalmente, conforme a demanda algumas empresas solicitam a coleta até três vezes na semana. Para que o lixo reciclável seja coletado ligue para a Secretária de Meio Ambiente no telefone 3971-6152 ou nas associações. O telefone da AMAGEM é 9196-8104 e da ANCRESMAT 3453-6587.
Texto: Leonardo Albini Barbosa Jornalista
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Matinhos
Fotos: Edilson T. Giordano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.