quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vacinação contra Influenza.



No próximo sábado, 20, acontecerá o “dia D” da vacinação contra Influenza. Todas as unidades de saúde estarão em funcionamento das 8 às 17 horas. A Campanha Nacional de Vacinação da Influenza é dirigida para a população considerada de maior risco de desenvolver complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
             
Neste ano os grupos populacionais definidos pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que são alvo da vacinação são: crianças de 6 meses até menores de 2 anos de idade, gestantes em qualquer período da gravidez, puérperas que são as mulheres com até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, população privada de liberdade e agentes de saúde.
            
 A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Matinhos, Sandra Pereira Pires explica o processo de vacinação. “O ministério da saúde está controlando todas as doses das vacinas aplicadas. Existe um registro, onde é feito o cadastramento pessoal do paciente, informando o nome, endereço, idade, etc. Para os pacientes com doenças crônicas é necessário apresentar receita médica, que ficará retida. Desta não há como vacinar pessoas que não estão nos grupos determinados”. A determinação dos grupos populacionais que podem receber a vacinação é uma medida do ministério da saúde que visa atingir aqueles com maiores riscos de contrair a influenza. “As pessoas que não estão nesses grupos e por ventura, contraírem a influenza o Ministério da Saúde liberará outro medicamento, Tamiflu”, diz Sandra. Outro detalhe são as crianças com 2 anos de idade completos. Essas não fazem parte da campanha de vacinação. “O grupo das crianças nesta campanha de vacinação é para aquelas com 6 meses de idade a 1 ano, 11 meses e 29 dias. A criança não receberá a vacina se tiver 2 anos e 1 dia”, enfatiza a coordenadora.
            
 A transmissão da influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias do contaminado ao falar, tossir, espirrar. Ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas podem levar o agente infeccioso direto à boca, ao nariz e aos olhos. Por isso a importância de higienizar as mãos com freqüência e tossir ou espirrar em um lenço. O ministério da saúde tem como meta vacinar 39,2 milhões de pessoas. A meta do município de Matinhos é vacinar 7.062 pessoas sendo 699 com 6 meses a menores de 2 anos, 541 profissionais da saúde, 350 gestantes, 57 puérperas, 3.649 com 60 anos ou mais e 1.766 pessoas com problemas crônicos. Para maiores informações no site do Ministério da Saúde www.saude.gov.br.

Leonardo Albini Barbosa – Jornalista
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Matinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.