segunda-feira, 6 de maio de 2013

Guardas Municipais realizam treinamento de primeiros socorros.


Na última sexta-feira, 03, aconteceu a aula inaugural do curso de capacitação para a Guarda Municipal, ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Matinhos. A duração será de 10 horas e envolve técnicas básicas de primeiros socorros. O objetivo é ter o maior percentual possível de integrantes da guarda realizando o curso, aproximadamente 70% a 80% do efetivo atual da Guarda Municipal.
A realização da capacitação dos guardas municipais é um anseio antigo do Secretário de Defesa Social, Luiz Valmir Schimiter da Luz. “Estávamos tentando efetuar o curso desde o ano passado, o que não foi possível por questões de calendário”, diz Schimiter. Para o Corpo de Bombeiros é fundamental esta parceria com o Município, pois multiplica o conhecimento e auxilia nas ações em rua. O treinamento é um acréscimo no conhecimento dos guardas municipais, onde serão capacitados em técnicas básicas de primeiros socorros. O curso está dividido em atendimento inicial da vítima traumatizada, vias aéreas e circulação sanguínea, reanimação cardiopulmonar, fraturas, luxações e imobilizações. O Secretário comenta que o curso é básico, porém aumenta a confiança dos agentes municipais. “A Guarda Municipal sempre vai atuar preventivamente, dar os primeiros socorros para a vítima até a chegada dos Bombeiros. Este conhecimento gera maior confiança, além de poder salvar vidas”.
Os guardas municipais foram convocados a participar e após o término será exigido relatório. “Com esta avaliação feita, iremos transmitir o retorno ao Corpo de Bombeiros para que os cursos futuros tenham crescimento na qualidade”, afirma o secretário. Ao final deste curso a Secretaria de Defesa Social procurará dar mais capacitação aos membros, realizando treinamentos com a Polícia Militar. “Neste curso com a Polícia Militar o enfoque será diferente, serão técnicas de abordagem e instruções para situações de rua. Também serão elaboradas mudanças na guarda como a reforma da sede, o aumento de câmeras de monitoramento e melhorias no fardamento. Faremos de tudo para dar maior dignidade à guarda municipal e essas ações acontecerão progressivamente”, conta Schimiter.
                O Secretario enaltece a importância do Major Paulo Henrique de Souza, Comandante do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, na realização da capacitação. “O Major Paulo foi extremamente profissional ao visitar a guarda Municipal pessoalmente e nos disponibilizar este curso.” O Corpo de Bombeiros do Paraná é reconhecido em todo o Brasil. Atualmente o Corpo de Bombeiros de Matinhos é altamente equipado, capacitado e eficiente, principalmente na operação verão onde atende uma demanda muito maior do que nas demais épocas do ano.

Leonardo Albini Barbosa
Jornalista
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Matinhos
Fotos: Edilson T. Giordano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.