sexta-feira, 10 de maio de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC é um compromisso formal assumido pelo governo do Distrito Federal, dos estados e municípios com finalidade de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Dentro da visão do Pacto, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Este Pacto em nosso Município foi formalizado pelo Prefeito Eduardo Antonio Dalmora, em novembro de 2012 sendo viabilizado pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.

Os professores das séries iniciais, 1º, 2º e 3º anos do Município de Matinhos estão sendo capacitados para que este Programa seja efetivado com sucesso. A Capacitação acontece aos sábados, em Cronograma estabelecido, na Escola Municipal Wallace Thadeu de Mello e Silva, tendo como professoras formadoras, Ivoneide Zaror (Esc Municipal Monteiro Lobato), Andrea Afonso (Esc Mun Oito de Maio) e Mariliz Cristiane Rosalin (Esc MUn Wallace Thadeu de Mello e Silva), tendo como Coordenadora Local do PNAIC a profª Arilda Mª Viana Afonso e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte tendo como Secretário de Educação o Sr Alcides Benato e a Diretora Geral de Dpto Pedagógico Srta Celia Amaral.
Importante destacar que o professor, para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter nitidez sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Fonte e fotos:Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.