segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Inaugurado o terceiro Centro Comunitário do Idoso de Matinhos.

Na tarde da ultima sexta-feira 06/12, foi inaugurado pelo Prefeito de Matinhos Eduardo Dalmora e a Secretaria Municipal de assistência social Sra. Eunice Viganó Dalmora o terceiro Centro Comunitário do Idoso de Matinhos, no Bairro Bom retiro, dois já foram inaugurados, um dia 14/11 no Bairro Tabuleiro e outro 29/11 no Balneário Gaivotas, estiveram presentes ainda o Vice Prefeito Gentil Arzão, Deputado Estadual Mauro Moraes, vereadores Márcio do Seda, Dr Edival, Dr Gerson, Marcão do Aterro, Sandro do Gás, Jamo, secretários, diretores, funcionários públicos e população em geral.
Desta vez a homenagem foi para a família Pacheco, em nome da Sra. Geny Pacheco Pinheiro, a qual nasceu em 22/07/1943 e faleceu em 08/08/2012. Um exemplo de mulher, mãe e esposa.
Filha de Pedro Pacheco e Hortência Salomé, Dona Geny chegou a Matinhos no ano de 1948, com 5 anos de idade e adotou como sua cidade natal, vivendo aqui até os seus 68 anos. Formando família, casou-se aos 16 anos de idade com Domingos pinheiro, pescador e funcionário público do nosso município, juntos tiveram 6 filhos, Maria Aparecida, Cleonice, Daiane, Rita, Regiane e Julio César, 15 netos e 02 bisnetos.
Geny trabalhou durante muitos anos no comércio local. Quando chegou na cidade, trabalhou em um dos primeiros hotéis do município, o Hotel Duque de Caxias, depois passou anos dedicando seus serviços para o restaurante e hotel Casarão, fez sua vida e de sua família em Matinhos. E hoje todos ainda residem aqui, na terra que ela tanto gostava.
o bairro do Sertãozinho era apenas um carreiro de lodo, onde ainda não havia muitos moradores. A família Pacheco construiu aqui neste bairro uma das primeiras casas da região, esta feita de palha e chão batido, localizada nas proximidades da atual Escola Municipal 8 de Maio. Em uma época que não havia energia elétrica, agua encanada, e quase nenhuma estrada ou rua no município.
Inaugurado o Centro Comunitário do Idoso - Jardim Royal, no Bairro do Bom Retiro foi prestado a nossa homenagem para esta família que participou ativamente do desenvolvimento social e cultural da cidade de Matinhos.
O CCI , é um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, destinados a freqüência dos idosos e de seus familiares, onde são desenvolvidas, planejadas e sistematizadas ações de atenção ao idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, incentivando a socialização do idoso em sua própria comunidade, oportunizando troca de experiências intergeracionais e o resgate social do papel do idoso, criando oportunidades de convivência grupal entre os idosos, proporcionando aprendizado e aperfeiçoamento de trabalhos manuais, possibilitando conhecimento corporal, por meio da realização de exercícios de atividades recreativas e de lazer, desenvolvendo potencialidades artísticas e culturais e orientando e favorecendo o acesso do idoso aos bens e serviços da comunidade. Conforme preconiza a lei Orgânica da assistência Social/LOAS, a Política Nacional do idoso (Lei 8.842/94), o Estatuto do idoso – Lei Nº11.86 e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009),
As atividades buscarão a intersetorialidade com todas as politicas públicas que desenvolvem programas, projetos serviços na área da pessoa idosa.
As categorias de atividade que iniciarão:
* Serviço Social
* Fisioterapia
* Psicologia : Grupo de Crescimento Pessoal – Favorece a pessoa idosa, condições de expressar seus sentimentos e emoções, despertando sua potencialidade, contribuindo para trabalhar com mais eficácia os conteúdos emocionais.
* Grupo dedo de Prosa – Discute assuntos de interesse dos idosos, proporcionando integração e abertura entre os participantes.
* Cultura e Lazer : Teatro, Dança, Musica, Festividades, Comemorações e Eventos.
* Esportes: Ginástica – Promove a saúde física e mental da pessoa idosa, melhora sua aptidão proporcionando bem estar, estimulando a convivência entre eles e viabilizando sua auto valorização. Caminhada, alongamento entre outros.
As atividades serão desenvolvidas vislumbrando ações que venham garantir o envelhecimento saudável, embasado na teoria do envelhecimento ativo e considerando que “O importante não é acrescentar anos á vida e sim vida aos anos”.
Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.