sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Balanço da Operação Verão mostra praias mais limpas e seguras.


A redução de 10% nos índices de roubo e de 34% nas ocorrências de perturbação do sono, a coleta e retirada de 250 toneladas de lixo das praias, índices históricos de qualidade da água, mais de 38.500 consultas e 30 mil exames médicos feitos nas unidades de saúde do Litoral, 15 atendimentos no centro de afogados. Estes são alguns destaques do primeiro balanço da Operação Verão 2013/2014, apresentado nesta quinta-feira (23) pelo governador Beto Richa, em Matinhos. 

Iniciada no dia 20 de dezembro de 2013, a Operação Verão reúne uma série de ações do governo estadual nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, energia, saneamento e turismo para apoiar os municípios do Litoral e da Costa oeste e atender aos moradores e os veranistas durante toda a temporada. “A Operação Verão deste ano está sendo reconhecida por todos”, afirmou o governador Beto Richa. “Sou frequentador do Litoral do Paraná, converso com as pessoas e todas me dizem que percebem a mudança, com praias limpas, segurança, atendimento à saúde. Esses resultados são obtidos em uma temporada de muito movimento, o que aumenta as demandas pelos serviços público”, disse Richa. 

O governador ressaltou que a atenção comprova o compromisso do governo com a região, que tem recebido investimentos são só durante a temporada, mas o ano inteiro. “O exemplo são os R$ 250 milhões em saneamento”, disse o governador. 

Os prefeitos de Guaratuba e de Matinhos consideram que esta é a melhor Operação Verão já realizada no Paraná. “É a melhor temporada no Litoral e a melhor Operação Verão da história, afirmou a prefeita de Guaratuba, Evani Justus. “O trabalho da polícia, da Sanepar e os serviços de saúde são muito elogiados pelos veranistas. “As praias e a água estão limpas. Estamos em uma temporada de grande movimento, só em Guaratuba atendemos a quase 10 mil pessoas em menos de 30 dias. O trabalho deste ano vai trazer mais gente às praias nas próximas temporadas”, afirmou a prefeita. "Vai haver recorde de pessoas no Litoral". 

“O excelente trabalho da Operação Verão se soma ao bom tempo. Com isso, temos a melhor temporada, com praias limpas, excelente balneabilidade, segurança, hospitais e unidades de saúde com total apoio para funcionar e atender com eficiência aos turistas e moradores”, afirmou o prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora. “O resultado está acima da expectativa.” 

Policiais e Bombeiros - Participam da Operação Verão 1.230 policiais militares e 966 bombeiros militares, além de policiais civis. O coronel Maurício Tortato, comandante-geral em exercício da Polícia Militar do Paraná, afirmou que, na área da segurança, todos os indicadores são positivos. “Redução de criminalidade, atuação preventiva, perturbação do sossego, que é uma das grandes demandas nas temporadas do verão, e forte atuação nas infrações de trânsito”, disse o comandante. 

“A PM atua com foco no cidadão. Os que não tem a consciência cidadã, que perturbam o sossego ou abusam no trânsito têm represália imediata”, afirmou. Ele destacou o trabalho da PM de distribuição de pulseirinhas de identificação para as crianças. Desde o início da temporada, quase 20 mil pulseirinhas foram distribuídas aos pais ou responsáveis. “É um serviço totalmente aprovado pelos veranistas, pois aumenta a segurança dos filhos e eles podem descansar e relaxar melhor”, afirmou. 

Primeiro balanço da Operação Verão: 

SEGURANÇA 

Redução de 10% no índice de roubos (de todos os tipos) na comparação com o mesmo período da temporada passada (o número total caiu de 70 para 63) 

Redução de 34% no número de ocorrências de perturbação do sono, contravenção mais frequente na orla. O número caiu de 496 para 329. A polícia adotou a postura de tolerância zero nestes casos, inclusive apreendendo aparelhos de som. 

Aumento de 99% no registro de notificações de trânsito. A fiscalização foi intensificada para coibir o furto de veículos. 

Quase 20 mil pulseirinhas distribuídas aos pais ou responsáveis para os casos de crianças que se perdem. Um aumento de 59% em relação à última temporada. 

456 pessoas presas (aumento de 6%) 

15 armas apreendidas (aumento de 15%) 

11 carros roubados recuperados 

Entre os casos elucidados pela polícia está a rápida prisão de Joaquim Rodrigues, que estuprou e matou a menina Sandy Camargo do Espírito Santo, de 14 anos, num matagal em Antonina no dia 18 de dezembro. 

75 quilos de drogas apreendidos em ônibus na região de Marechal Cândido Rondon e Iporã 

MEIO AMBIENTE 

O último boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), dia 17 de janeiro, indica que, entre os 47 pontos monitorados, apenas cinco são impróprios para banho: dois na beira-mar (Encantadas, na Ilha do Mel, e Caieiras, em Guaratuba) e três em rios. 

Historicamente, é um dos melhores índices de qualidade da água na região desde que a medição é feita. 

Cerca de 250 toneladas de lixo já foram recolhidas das praias. 

Na Ilha do Mel foram retiradas 140 toneladas de entulho (até geladeiras, fogões, rádios e televisões). 900 pessoas trabalham diariamente na limpeza das praias. 

Incluindo casas, empresas e lixo de ruas, foram recolhidas 11 mil toneladas de lixo dos municípios litorâneos. 

A limpeza das praias inclui a oxigenação da areia (Matinhos, Guaratuba e Pontal), que é feita por oito máquinas que peneram, limpam e oxigenam a areia, eliminando as bactérias. Todas as noites, 62 quilômetros de areias passam por este processo. 

As 60 duchas ecológicas instaladas na beira-mar estão fazendo sucesso entre os banhistas. O mecanismo recolhe a água do mar, que é dessalinizada e usada para o banho. 

SAÚDE 

Houve reforço nos plantões médicos e de enfermagem no Litoral para atender aos veranistas e moradores. A Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu 6.400 plantões, durante todo o período da temporada. 

Até o momento, foram realizadas 38.551 consultas e mais de 30 mil exames médicos feitos nas unidades de saúde do litoral. 

Mas tendas montadas pela Secretaria Estadual da Saúde, ao longo da orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, já foram realizados até o momento 474 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais feitos pelas equipes da vigilância sanitária 

Foram feitos 15 atendimentos no centro de afogados (hospital de Matinhos), um deles por resgate aéreo 

Wi-fi/Copel 

18.583 pessoas se cadastraram para acessar gratuitamente a rede wi-fi, aumento de 42% sobre os 13 mil registrados em toda a temporada passada. 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr

Um comentário:

  1. Meu nome é lidio santos prefeito gostaria que desse uma olhada na cesta básica está tudo certo menos o arroz esta vindo com cheiro de barata quase não da para comer se o senhor responder esta minha pergunta fico muito feliz obrigado

    ResponderExcluir

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.