quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PROJETO MUNICIPAL ANTIDROGAS (PROMAD)

Este programa foi desenvolvido através da observação(sondagem) da aplicação do Programa de Erradicação das Drogas.
Visa orientar a respeito da prevenção ao uso e/ou abuso de substâncias psicoativas ,trabalhando com valores e com a reflexão sobre as próprias atitudes e comportamentos que servirão de exemplo para a construção da identidade.
Procuramos privilegiar o diálogo franco e sem tabus, acompanhando o desenvolvimento escolar, atentos a qualquer mudança brusca durante o processo educacional, mantendo a coerência entre aquilo que dizemos e fazemos.
Primamos este acompanhamento o mais cedo possível , sendo muito mais cuidadoso durante a fase da adolescência, onde os conflitos interiores, a curiosidade e a busca por querer fazer parte de um grupo social se acentua, podendo colocar o adolescente em situação de risco.
Trabalhamos de maneira lúdica e com linguagem acessível a faixa etária das crianças , desmistificando o assunto drogas e quebrando tabus, qualificando-as em lícitas e ilícitas, primando pela prevenção ao contrário da repressão, promovendo ações e atitudes que impeçam ou retardem o contato com substâncias psicoativas, atraindo a responsabilidade dos pais, da comunidade, da escola, da mídia, do governo, enfim, de todos nós.
O projeto esta sendo ministrado por Guardas Municipais na E.M. Francisco dos Santos Júnior , nas classes de quarto e quinto anos.
Na demais turmas, realizamos trabalho de prevenção em forma de palestras a respeito de socialização e noções preliminares de trânsito.
Paralelo a isso, a equipe apresenta palestras a respeito de adolescência,sexualidade , substancias psicoativas , etc nos demais estabelecimentos de ensino da rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.