Foto: Rodrigo Siqueira
A criação da UFPR Litoral começou em 2004 por uma iniciativa do ex-presidente Lula e do ex-governador Roberto Requião. O Governo Federal cedeu professores e técnicos. E o Governo do Estado comprou o terreno e construiu o prédio. E hoje a prefeitura de Matinhos investe R$ 70 mil mensais para manutenção.
A Universidade já conta com 12 cursos, 1.500 alunos e mais de 100 professores. Oitenta por cento dos alunos são moradores do Litoral do Paraná. "Na época a ideia foi criar oportunidade de estudo para os jovens do nosso Litoral e também perenizar o uso da cidade, que fora da temporada de verão não tem vida", lembrou Requião.
Requião aproveitou a presença do prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, e conseguiu a doação de um terreno para o curso de Fisioterapia. A instituição ainda precisa de mais dois terrenos para ampliar seus cursos e o senador se comprometeu a levar o caso ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Dalmora agradeceu a criação da UFPR Litoral e sugeriu que os outros seis municípios do Litoral também contribuam com a manutenção da Universidade. O terreno cedido por ele ontem seria para a Construção de uma Clínica da Mulher e da Criança. Mas não houve tempo hábil na gestão de Requião para a obra.
Experiência - Requião falou para cerca de 500 jovens sobre gestão pública. Relatou uma série de medidas que implantou em seu governo (2003-2010), como a publicação dos gastos do Governo na internet, o uso do pregão eletrônico e a exigência de plano diretor de cada município para que passasse a receber recursos públicos.
Quando foi prefeito, Requião também deu exemplos de ações para melhorar a gestão pública, como a criação de administrações regionais e abertura de espaços populares. Além disso, a cada semana era inaugurada uma creche na cidade.
O senador fez ainda um histórico da economia americana e mundial para dizer que o Brasil precisa de algumas atitudes para não entrar em crise também. "A Dilma (Rousseff) está fazendo o que tem que fazer, brigando pela queda de juros. Mas ainda somos o segundo país com os juros mais altos do planeta", destacou.
Segundo ele, é preciso baixar ainda mais os juros, aumentar os salários dos trabalhadores, investir em desenvolvimento tecnológico e mudar a forma de distribuição de renda da União para municípios e Estados. Após a palestra, o senador respondeu a diversas perguntas dos alunos.
Congresso - O Congresso teve dois eixos temáticos: Os desafios da gestão pública para o Brasil contemporâneo; e A sustentabilidade ambiental para as comunidades do litoral do Paraná: sobrevivência, preservação, causas e efeitos.
Também ministraram palestras no evento o professor e geólogo João José Bigarella, Fernando Coelho (USP), Gilmar Andrade e Silva (Crea-PR), Marcos Bittencourt Fowler (Ministério Público PR), professores da UFPR Litoral e representantes da comunidade.
Fonte: http://www.youtube.com/user/senadorrequiao151
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.