quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Centro de Referência garante programas sociais a moradores de Matinhos

O primeiro Centro de Referencia em Assistência Social (Cras) de Matinhos, no Litoral do Paraná, já realiza atendimentos. A unidade Albatroz começou nesta semana a atender a população de 16 balneários, na região mais carente da cidade. A partir de julho, entrará em funcionamento o Cras do bairro Tabuleiro, construído pelo Governo do Estado.
Nas unidades é possível fazer o cadastro nos programas Leite das Crianças, Luz Fraterna e Tarifa Social da Água, todos estaduais. Os usuários contam com a inclusão em serviços federais como o Bolsa Família e o Beneficio de Prestação Continuada. As equipes, formadas por assistentes sociais, psicólogos e auxiliares administrativos, prestam serviços de aconselhamento e acompanhamento.Em Matinhos, o Centro Albatroz deve atender até 500 famílias por ano. “Neste primeiro momento, estamos levantando as necessidades e demandas dos moradores da região. Faremos palestras sobre assuntos de interesses, oficinas de qualificação profissional e geração de renda”, afirma a coordenadora do Cras, Eliane Maria de Lima. “Identificamos o interesse de muitas mulheres por aulas de costura, artesanato, produção de chocolate para páscoa e sabonetes decorativos

Para Ana Santos, moradora da cidade, o Cras mudará para melhor a vida na região. “É bom contar com a ajuda da prefeitura e dos governos. Se eles vêm para perto das nossas casas a gente tem como pedir ajuda, reclamar, conversar. Minha irmã, por exemplo, tem uma filha pequena que precisa de leite. Amanhã mesmo faremos o cadastro da menina no programa Leite das Crianças”.
Benefícios eventuais e emergenciais, como auxilio funeral, resgate de documentos e recâmbio, também podem ser solicitados na nova unidade. “Daremos atendimento para pessoas que vieram a Matinhos, em busca de emprego, mas não conseguem se estabelecer. Analisaremos cada caso e ajudaremos no retorno à suas cidades de origem”, disse a diretora do Cras.
O Centro atende, preferencialmente, os balneários de Florida, Santa Etiene, Inajá, Marajó, Solimar, Betaras, Ipacarai, Perequê, Jamailmar, Albatroz, Guaciara, Costa Azul, Iracema, Gaivotas, Junara e Corais.

SERVIÇO -
O Centro de Referencia em Assistência Social Albatroz fica na rua África, esquina da Avenida do Canal, sem número. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (41) 3473-3359.
Fonte:AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.