terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Praias ganham nova sinalização

Guarda-vidas adotam padrão internacional de bandeiras na orla para orientar os banhistas sobre os riscos do marMatinhos - O veranista que for às praias a partir desta semana vai se deparar com bandeiras diferentes na orla. Trata-se do novo sistema de sinalização do Corpo de Bombeiros para indicar pontos seguros e inseguros de banho, o qual já vinha sendo testado em alguns balneários desde o começo da temporada. As bandeiras são usadas para delimitar a área vigiada pelos guarda-vidas e informar as condições do mar por meio de cores.
O relações-públicas dos Bombeiros, tenente Leonardo Mendes dos Santos, explica que a nova sinalização segue padrões internacionais. E o objetivo é justamente de criar um padrão nas praias brasileiras, para que os banhistas de outros estados e mesmo de outros países não tenham problemas na identificação das orientações. “Serve também para que os veranistas daqui passem a se adequar à nova situação e não tenham problemas em outros lugares, já que essas novas bandeiras são uma ferramenta muito importante para se evitar afogamentos”, explica o tenente. E a mudança vem em bom momento: antes do feriado de Carnaval, período que, junto com o ano-novo, é o que mais demanda trabalho dos guarda-vidas pelo perfil dos banhistas: jovens do sexo masculino, desacompanhados dos pais, que muitas vezes sabem nadar, mas mesmo assim substimam os riscos do mar, e que costumam ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água. No Carnaval do ano passado, foram 102 salvamentos e só na última véspera de ano-novo foram 80. “Esperamos que, conforme o tempo vá passando, as pessoas identifiquem e entendam as novas bandeiras, e, assim, consigamos diminuir os afogamentos”, afirma o tenente Santos.
Identificação
O tenente Santos explica que o banhista deve observar se no local está estendida a bandeira com a cor vermelha sobre a amarela, que significa que o local é acompanhado por guarda-vidas.
Em frente aos postos de guarda-vidas também haverá bandeiras indicando as condições do mar. Se for verde,
-
o banhista pode aproveitar o local sem problemas. Se for amarela, é preciso atenção. Se for vermelha, a área está perigosa, mesmo para nadadores experientes. Já se forem duas bandeiras vermelhas, a área está interditada. “Todas as manhãs, os guarda-vidas fazem o reconhecimento dessas áreas e levam em consideração vários fatores, como as correntes, que não são visíveis da areia”, conta o tenente Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.