quinta-feira, 12 de agosto de 2010

2º Semana Pedagógica de Matinhos.


2º Semana Pedagógica de Matinhos e Entrevista com o Secretário Municipal de Educação.

Foto da composição da mesa da 2º Semana de Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal

Partes da entrevista:

Diretor de Comunicação da Prefeitura de Matinhos Douglas G. da Silva:
Secretario Fofonca, qual a importância da semana Pedagógica?

Secretario Municipal de Educação, Eduardo Fofonca:
A semana de formação pedagógica dos professores da rede municipal tem como título “2ª Semana de Formação Continuada da Rede Municipal de Professores de Matinhos e tem como objetivo maior capacitar os professores, desde os professores da rede infantil até os professores do ensino fundamental e EJAI. Este ano incluímos os atendentes infantis também porque pensamos que fazem parte deste mundo escolar; este mundo que faz parte das crianças, e têm interação direta com as crianças. Nesse sentido, é importante que todos que estejam em contato direto com a aprendizagem, é importante que sejam capacitados.

A formação continuada ocorreu dia 11, 12 e dia 13 com diversas áreas e níveis de educação que atendemos hoje. A abertura contou a presença do Prefeito, com a Dona Eunice, também com o presidente da câmara o Sandro Braga e com a representante do Grupo Uninter que proferiu uma palestra motivacional para os professores, motivando-os para seguir na carreira do magistério. Eu acredito que também é este o papel da secretaria municipal de educação: valorizar o professor sempre, este é o nosso princípio enquanto unidade de gestão.
Nossas capacitações na área de educação infantil e no ensino fundamental foram com o Positivo – Informática que fez uma capacitação direta nas salas de aula, como os alunos utilizam hoje os netbooks os professores também vão ser capacitados a trabalhar com os netbooks. Isto é de suma importância porque todos os professores serão capacitados e terão todos os saberes e competências para desenvolverem bem e trabalharem com essas tecnologias. Torna-se necessário dizer que os netbooks são um recurso a mais e não são o único recurso a ser trabalhado em sala de aula. Na educação infantil nós também vamos continuar a ter a capacitação do material do Grupo Expoente; é interessante lembrar que todos os alunos da rede municipal que estão matriculados hoje na educação infantil receberam o material do grupo Expoente.
O grupo Expoente ganhou a licitação do material didático para a educação infantil e o grupo Positivo ganhou a licitação para trabalhar com o ensino fundamental. Então não temos uma unificação de grupos, centralizando ou direcionando licitações como já vimos muito acontecer em outras gestões. São vários grupos de educação contribuem para o bom desenvolvimento da educação matinhense. Também não posso deixar de citar que o Grupo Uninter é parceiro das capacitações, cedendo profissionais mestres e doutores para as capacitações totalmente sem ônus para o município.

Matinhos hoje possui uma perspectiva maior do que é fazer educação. Estamos dentre os sete municípios do Litoral como primeiro do índice do IDEB, isso mostra que somente com respeito à população e valorizando nossos educadores teremos uma mudança social, onde todos têm acesso e direito à educação, conforme prevê a nossa Constituição Federal.

Diretor de Comunicação da Prefeitura de Matinhos Douglas G. da Silva:

E fazendo uma síntese de como está hoje o setor de educação no nosso município e quanto às aplicações por parte do Prefeito Eduardo Dalmora, qual a sua avaliação ?

Secretario Municipal de Educação, Eduardo Fofonca:
A nossa situação hoje é uma mais confortável, isto é, quando encontramos na gestão, em 2009, tínhamos inúmeros problemas que tinham que ser resolvidos imediatamente, visto que as aulas estavam para começar e tínhamos problemas herdados de todos os lados. Hoje nosso município vê perspectivas de grandes melhorias e cada vez mais. Os conselhos municipais estão conseguindo ter o seu verdadeiro papel enquanto fiscalizadores dos recursos destinados à educação. E é interessante também dizer que conseguimos administrar a verba da educação, onde nós temos uma aplicabilidade muito grande na questão da educação principalmente para tentar fazer com que esses alunos que são oriundos, de todas as classes sociais, de todos os bairros possam ter uma educação de qualidade com uma alimentação de qualidade e com isso melhor aprendizagem.

Todas as escolas e os centros municipais de educação hoje recebem um rigor maior na alimentação nutricional destes alunos, como devem ser feitas essas distribuições, todos recebem café da manhã e almoço. Importante é pensarmos na aprendizagem, no cotidiano da escola, sobre a aquisição de livros, aquisição de capacitação dos professores, mas também não podemos deixar de lado que é a questão da alimentação, que seja uma questão importante e que o prefeito Eduardo Antonio Dalmora dá uma atenção especial neste sentido.

Somos também a única cidade do Paraná que tem todos esses aparatos tecnológicos, muitas pessoas pensam: Nossa, mas como tanta tecnologia? Tanta tecnologia são recursos próprios pra desenvolver a aprendizagem destes alunos e eu acredito que não tem o porquê nós fecharmos os olhos para contemporaneidade, para a atualidade. Não podemos vivenciar uma realidade nas diversas mídias e no interior da sala de aula termos outra postura, outra realidade, assim, estamos trabalhando para isso, para que cada vez mais a educação seja melhor.

Diretor de Comunicação da Prefeitura de Matinhos Douglas G. da Silva:
E falando assim em números, o que foi adquirido, que foi reformado na educação, o que foi comprado nesta nova gestão?
Secretario Municipal de Educação Eduardo Fofonca:
Olha, nós adquirimos carros para a supervisão e apoio às escolas. Em todas as salas de aulas televisores com entrada para pen drives, todos os professores hoje tem o seu pen drive, todas as equipes têm os seus uniformes, todos os professores ganharam os seus jalecos, todos, desde os motoristas dos nossos transportes ganharam uniformes, as nossas cozinheiras, as merendeiras e os serviços gerais, todos uniformizados. Quanto às reformas, já no primeiro ano de gestão, cinco escolas foram reformadas. Adquirimos mais de 20 mil itens com material para cozinha, fogões, geladeiras, talheres, pratos, tudo para poder atender bem o aluno na alimentação. A gestão adquiriu muita coisa, hoje com quatro mil alunos, e todos os ganharam uniformes da prefeitura, além da mochila. Assim, eu acredito que em um ano e meio foi feito muita coisa, é só realmente gastar o dinheiro da educação na educação. Além dos 25% nós temos o dinheiro do FUNDEB legalmente aplicado e dos 25% nós tivemos 27% da arrecadação total do município, que é destinado à educação, aplicados na educação e isso realmente é pensar na educação como possibilidade única de melhoria da qualidade de vida das pessoas do município.

Diretor de Comunicação da Prefeitura de Matinhos Douglas G. da Silva:
É importante salientar que o resultado desta aplicação na educação nós iremos notar daqui alguns anos, porque os nossos jovens formados, devidamente capacitados vão ter um caminho melhor, mais oportunidades e com certeza aplicação na educação hoje você vê no dia de amanhã na formação dos jovens, seria isso?

Secretario Municipal de Educação Eduardo Fofonca:
Seria isso, com certeza eu gostaria de dizer, muita gente envolvida com a educação e que vê nela realmente a única saída para mudarmos o pensamento social, as questões sociais que hoje enfrentamos. Hoje nós temos material de qualidade, nós temos um pensamento mais crítico acerca de nosso trabalho, realmente todo mundo é extremamente envolvido com o que faz e nós temos a certeza que estamos no rumo certo, todos empenhamos para este reconstruir.

Deixo um recado especial aos professores, dizendo que conosco não há competição, há cooperação, conosco não há perseguição, mas há com certeza há o apoio que eles precisam para poderem de uma política pública de educação que valoriza a todos os profissionais da educação, pois aquele material em preto e branco que recebiam na gestão anterior, sem receber material para todos os alunos, sem uniforme, sem valorização dos professores e alunos, isso se depender desta gestão, com certeza não acontecerá mais. Não adianta uma minoria tentar ofuscar a realidade que a educação vive hoje, ficar vivendo de passado e de gestores que “abandonam o barco”, falando ainda em excelência em materiais descoloridos e descontextualizados da realidade. Excelência é o que temos hoje! Uma educação que caminha para desenvolvimento global dos alunos, pois “abandonar o barco” e dizer que fez isso ou aquilo só pode ser comprovado se compararmos com o sucesso que a educação de Matinhos é agora.

Diretor de Comunicação da Prefeitura de Matinhos Douglas G. da Silva:

Hoje tivemos uma entrevista com nosso Secretário de Educação Eduardo Fofonca, quero agradecer pela sua atenção e sempre que for necessário estaremos aqui presentes informando a nossa população!

Secretario Municipal de Educação Eduardo Fofonca:
Muito obrigado, eu agradeço a oportunidade e digo que tudo isso que está acontecendo é graças aos nossos professores da rede, graças aos diretores, aos educadores, todos os envolvidos com a educação desde os zeladores, as merendeiras, os serviços gerais, todos e todas, sem sombra de dúvidas, fazem parte desta mudança, desta transformação.
Um forte abraço a todos e todas.
Foto: Secretária de Assistência Social Eunice Viganó Dalmora e a diretora do Complexo Educacional Alda Mara CorrêaFoto: Presidente da Câmara Sandro Moacir Braga, também presente na Semana de Formação da Secretaria de Educação.
Douglas Gerasom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.