quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Seminário discute desenvolvimento do Litoral a partir do Pré Sal

Para discutir o desenvolvimento da região litorânea por meio do petróleo presente na camada do Pré-Sal no domínio marítimo paranaense, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promoverá no próximo dia 03 de setembro, a partir das 9 horas, em Antonina, o Seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”. O evento conta com o apoio da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Prefeitura de Antonina e Fundação Araucária.

Além do governador Orlando Pessuti, está confirmada a presença do ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, assim como a participação do ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha. O evento reunirá prefeitos, secretários municipais e técnicos dos sete municípios do litoral paranaense, autoridades estaduais e federais, empresários, pesquisadores, professores, estudantes, representantes de associações, cooperativas, sindicatos e representantes da sociedade civil organizada, no Hotel Camboa Capela Antonina (Rua Vale Porto, 208, no centro histórico de Antonina – PR).

De acordo com o secretário de Estado Nildo José Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é necessário que os municípios e a iniciativa privada se preparem para dar suporte às demandas que surgirão a partir da exploração do petróleo e/ou gás natural nas camadas de pré-sal.
A programação do seminário prevê solenidade de abertura às 9 horas, seguida de uma mesa de debates sobre o tema “O desenvolvimento do litoral do Paraná a partir do Pré Sal” (das 10h às 11h30). Serão expositores do tema os ministros Paulo Bernardo e Alexandre Padilha e o governador Orlando Pessuti. É esperada a confirmação dos ministros Sérgio Machado Rezende, da Ciência e Tecnologia; e Márcio Pereira Zimmermann, das Minas e Energia. Os moderadores dos debates serão o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Mario Lobo Filho, e o secretário Nildo Lübke.

“O impacto do Pré Sal no desenvolvimento do Litoral do Paraná: aspectos econômicos e sociais” será tema de debate das 13h30 às 15h, com a participação dos prefeitos de Antonina, Carlos Augusto Machado e de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes. Será confirmada a participação do presidente Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. O segundo painel, sobre o tema “Perspectivas do setor naval a partir do Pré Sal”, acontecerá das 15h20 às 17h., e terá como expositor João Alberto De Negri. Atuarão como debatedores o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho; o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Volnei Bisogrin: e Lenita Turchi, do Ipea. O encerramento está previsto para as 18 horas.

SERVIÇO:

Assunto: Seminário “Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”
Data: 03 de setembro de 2010.
Horário de abertura: às 9 horas.
Local: Camboa Capela Antonina - Rua Vale Porto, 208 - Centro histórico de Antonina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.