sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tecnologia reduz evasão em Matinhos.

“Recentemente estive em um fórum no Chile e dizíamos o quanto as novas tecnologias podem auxiliar no ensino das futuras gerações. Em Matinhos isso já acontece e certamente vai servir de exemplo.”

Eugenio Severin, diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)



Cidade do litoral do Paraná investiu em aulas com netbooks e lousas interativas. Aulas deverão servir de exemplo para outros países da América Latina.
O modelo de ensino adotado nas escolas municipais de Matinhos, no litoral do Paraná, que privilegia o uso de tecnologias digitais, deverá servir de exemplo para outros países da América Latina. A afirmação é do diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação do Banco Interameri­cano de Desenvolvimento (BID), Eugenio Severin. Ele esteve ontem na cidade para conhecer a proposta que reduziu a zero o índice de evasão nas escolas da cidade.
No auditório de informática do Complexo Educacional do Tabuleiro, a aula com a lousa interativa chamou a atenção do diretor, que constatou o interesse dos alunos em resolver questões de Matemática, Português, Ciências, História e Geografia ao toque das teclas virtuais. “A vontade do BID não é somente financiar projetos apresentados por cidades e países, mas sim ter a certeza de que eles são eficazes para o desenvolvimento social, econômico e humano”, disse.
As aulas informatizadas fa­­zem parte da realidade do município desde 2010 e os resultados são surpreendentes, analisa a secretária municipal de Educa­­ção, Alda Mara Corrêa. “Inexiste a evasão escolar e os números do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] são excelentes se comparados a três ou quatro anos atrás”. O projeto, pioneiro no estado, foi a solução encontrada para motivar a aprendizagem dentro e fora da escola. “Eles adoram o fato de usarem o computador, sentem-se modernos”, disse a secretária.
A proposta de financiar ações que juntem tecnologia com educação faz parte da política do BID para os próximos anos. O tema vem sendo abordado sistematicamente para que seja aplicado nas escolas públicas dos países do continente. “Aqui em Matinhos vimos cada aluno com seu netbook. É justamente isso que desejamos para o processo educacional desta década”, afirmou Alda Mara.
O representante da instituição financeira, que participa da Conferência Internacional das Cidades Inovadoras, em Curi­­ti­­ba, elogiou a postura do município em revolucionar o sistema educacional dentro das salas de aula investindo em tecnologias de informação. “Recentemente estive em um fórum no Chile e dizíamos o quanto as novas tecnologias podem auxiliar no ensino das futuras gerações. Em Matinhos isso já acontece e certamente vai servir de exemplo”, comentou.
A visita do diretor do banco interamericano deixou o prefeito de Matinhos, Eduardo Dal­­mora, empolgado com a possibilidade de apresentar projetos para serem financiados pelo BID. “Não esperávamos tê-lo aqui, mas tínhamos a certeza de que o diretor iria gostar do viu. Vamos estreitar os laços de agora em diante para obtenção de novos recursos para o desenvolvimento de Matinhos”, disse Dalmora, que investiu R$ 900 mil para informatizar e equipar com netbooks todas as oito escolas da rede municipal de ensino.


Angel Salgado - Fotos Douglas gerasom - A Voz de Matinhos.

Um comentário:

  1. e muito gratificante saber que em fim matinhos progride. a partir do momento que se investe em educacao tranquiliza a todos porque se sabe que assim poderemos contar com um futuro melhor. muito obrigado dalmora por acreditar nas nossas criancas, e obrigada pelos auxilios ao povo matinhense. meu coracao esta muito agradecido.

    ResponderExcluir

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.