terça-feira, 7 de junho de 2011

CENTRO DE EQUOTERAPIA PROGRAMA SABERES.

“Programa Saberes” da Prefeitura Municipal de Matinhos conta agora com Equoterapia. A Equitação Terapêutica/Equoterapia é uma conduta nova que se baseia em um método técnico-científico que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico para fins de saúde, educação e lazer para crianças e adultos.






Uma proposta diferente, atual e eficiente, de tratamento para muitas disfunções físicas e mentais, proporcionando aos participantes perceberem suas potencialidades e minimizarem suas deficiências.
Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e auto- estima.
A estrutura física da Equoterapia do Programa Saberes conta com quatro baias, uma selaria, uma sala pra ração e alfafa, duas pistas de treinamento e sessões de equoterapia e três cavalos que atendem pelos nomes de Pombinho, Bentinho e Capitu.

O centro de equoterapia está localizado dentro das dependências do FETIEP, onde funciona o Programa Saberes- Ensino Integral, tendo como diretora Ana Cristina Schimure dos Santos.
A equipe técnica do centro de equoterapia é composta por:
• Dra. Dulcilene Aparecida Lopes- fisioterapeuta e responsável técnica;
• Emerson Luiz Miranda- enfermeiro
• Edmilson Mesquita- equitador, adestrador e auxiliar guia
• José Eduardo Ramos de Lima- auxiliar guia- voluntário
• Ben-hur Ebrain dos Santos– cavalariço e tratador

“SOBRE OS PASSOS DE UM CAVALO, BUSCAMOS TRANSFORMAR O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS.”


Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.