quarta-feira, 8 de junho de 2011

LANÇAMENTO DO PROJOVEM ADOLESCENTE E ENTREGA DE UNIFORMES.

Na ultima segunda-feira 06/06, aconteceu no CRAS Albatroz, o lançamento oficial do Programa Pro Jovem Adolescente e entrega de uniformes e kimonos para alunos do PETI. Vale a pena salientar que os Kimonos foram adquiridos com uma verba de 2006 que havia sido perdida, porem resgatada pela atual Administração Municipal.
O Pro Jovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pela Presidência da República.
O Pro Jovem Adolescente integra serviço e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores (municipais estaduais e federais). Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais.





Há tempos a sociedade brasileira vem solicitando opções de atividades para os jovens, que venham a tirá-los da ociosidade e más companhias, possibilitando-os vislumbrar a vasta gama de possibilidades futuras, tanto no mercado de trabalho como em seu crescimento pessoal, sendo assim dentre as oficinas do Pro Jovem estão:

01-Casa da Cultura, facilitador Delcio Ramos, com Desenvolvimento Humano de Capacitação para o Mercado de Trabalho e Relação Social.
02-Centro Comunitário Profissionalizante facilitador Marcelo Prates Ferreira, Tecnologias da informação, voltada ao mercado de trabalho, linguagem e escrita no mundo virtual e as implicações gerais para um bom uso da internet.
03-Orientador Comunitário, Jaime Roberto Paterno, Valores éticos para convivência familiar e social, atividades em grupo, atividades físicas, desportivas, recreação e lazer.
O Público do Pro jovem Adolescente são jovens de 15 a 17 anos:
• selecionados dentre as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
• jovens em situação de risco, independentemente de renda, encaminhado pelo CREAS, Conselho Tutelar ou Ministério Público (egressos ou sob medida de proteção, sob medida sócia educativa em meio aberto ou egresso de medidas sócio educativas de internação ou semi liberdade, egressos do PETI ou de Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual).
• A seleção dos jovens deve prever a inclusão do jovem com deficiência.
Concepção:
O Pro Jovem Adolescente é um Serviço sócio educativo continuado de Proteção Básica de Assistência Social, entendido como direito.

• Afiança a segurança de convívio e promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

• Favorece o protagonismo dos jovens.

• Tem como pilares a Matricialidade socio-familiar e territorialidade da oferta.
O Serviço é ofertado no território de abrangência do CRAS e a ele referenciado. O trabalho com famílias dos jovens é de responsabilidade dos técnicos do CRAS assim como o acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.

Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.