quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pontal e Matinhos podem perder a integração do transporte coletivo.

Os passageiros de Pontal do Paraná e Matinhos finalmente puderam trafegar nas duas cidades com uma única passagem.

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc), tendo como interessada a Viação Graciosa Ltda., propôs medida judicial perante o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná visando declarar inconstitucional as leis dos municípios de Pontal do Paraná e Matinhos que autorizam o convênio entre estes municípios para a integração de seu transporte coletivo.

A “integração” foi formalizada no dia 18/06/2009, pelos prefeitos Rudisney Gimenes (Pontal) e Eduardo Dalmora (Matinhos) através das leis dos municípios de Pontal do Paraná (lei nº 928/2008) e Matinhos (lei nº 1.211/2009) que autorizam o convênio entre estes municípios para a integração de seu transporte coletivo.




Antes da integração, a pessoa que queria ir pra Matinhos ou vice versa, teria que pegar o ônibus descer no balneário Monções, e subir em outro ônibus da mesma empresa e pagar novamente a passagem para seguir até o município vizinho.

Entendendo que o Sistema Integrado de Transporte Coletivo traz benefícios a munícipes de ambos os municípios em especial aos estudantes que com a integração pagam somente uma passagem para se deslocarem entre os municípios.

A Integração do Transporte Coletivo garante o direito a mobilidade urbana de todo cidadão, e caso seja declarada a inconstitucionalidade das leis, toda a população será prejudicada.




O julgamento já foi interrompido por três pedidos de vistas, restando cinco desembargadores para votar e atualmente o resultado da votação é de onze votos a favor da Federação e nove votos a favor da integração do transporte.



Vamos aguardar a decisão da justiça, a próxima sessão está marcada para amanhã sexta-feira dia 05/08 e torcer que continue esta integração que tanto beneficia a população dos dois municípios.




Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Um comentário:

  1. Eu Waldomiro Martins e Sr.Reinaldo da Cruz fomos os pais da integração, foi nós que entramos com um progeto para que as devidas autoridades municipais para ser aprovada, conseguimos com muita briga na camara de pontal, até que descidiu liberar, ai fomos a matinhos em reunião extra na camara a fim de descutir esse assunto, e la não houve barreira quanto a aprovação da integração. Nós da associação balneário Carmery no municipio de pontal so estavamos pensando no bem da comunidade e estudantes de ambos os municipios que são os grandes usuário do dia a dia, e tinham que pagar duas passagem pra ligar um municipio ao outro sendo que é interligado pela faixa litorãnia. E hoje uma grande injustiça de uma determinada empresa com interesse propio entrar na justiça para a caçar o direito do povo mais nececitado de ir e vir com apenas uma passagem, atraves da integração.Olha foi mais de dois anos nós brigando por essa causa e agora querem caçar, basta.espero que as autoridades reveja essa situação em prol do nosso Brasil.

    ResponderExcluir

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.