domingo, 28 de agosto de 2011

PROERD forma novas turmas em Matinhos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) uma parceria da Policia Militar e Prefeitura Municipal de Matinhos, entregou na última Sexta-feira dia 26/08 os diplomas a centenas de alunos participantes do Programa Proerd. A festa de formatura aconteceu no Instituto Dalmora ao lado do Super Rede Caiobá e reuniu alunos, professores e diretores de Escolas Municipais de Matinhos, além de representantes da Polícia Militar do Paraná, do Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretaria de Educação, pais e representantes da comunidade. O Proerd nasceu nos Estados Unidos, no ano de 1983. Criado pela professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia, o programa Norte Americano foi chamado de D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). No Brasil, o Proerd, como passou a ser chamado, chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que o repassou a outros Estados do país. No Paraná, o programa foi implantado no ano de 1999, inicialmente no município de Matinhos. Desde então, espalhou-se para outras cidades, atingindo hoje mais de 145 municípios do Estado. Operando com 150 policiais militares, o Proerd já atingiu, desde sua implantação, mais de 450 mil alunos das séries do Ensino Fundamental, das redes pública e privada. Durante todo um semestre, alunos, entre 10 e 12 anos, recebem aulas especiais, ministradas por um policial instrutor, especialmente preparado e envolvido com a didática do programa. O objetivo dos encontros é despertar nos alunos a consciência quanto aos danos causados pelas drogas e pela violência. Também são trabalhados a auto-estima, formas de pressão social, como a da mídia, e outros aspectos importantes para uma boa formação cidadã.
Entre os tantos benefícios deste programa, damos destaque especial para a aproximação do policial com a criança. Elas passam a enxergar o policial não mais como um opressor, mas sim como um amigo. As famílias dos alunos também compareceram para presenciar a festa. Muitos pais esperavam ansiosos para abraçar e fotografar seus filhos. "Em casa, você educa seu filho de um jeito, mas lá fora a coisa é diferente, o Proerd colabora na educação e no desenvolvimento saudável de nossas crianças". Prefeito Eduardo Dalmora vê os resultados positivos do Proerd em Matinhos:
“O Proerd começou aqui em Matinhos em 1999 e depois ficou esquecido pelas administrações anteriores, e na nossa administração quando fui visitado pelo Tenente Duran a primeira coisa que eu falei foi sou parceiro, estou junto e vamos recomeçar este programa, e hoje esta aqui a prova do nosso sucesso, o sucesso esta aqui entre nós que são estas crianças, isso é uma prova de que a coisa mais importante que devemos ensinar aos nossos filhos, aos nossos familiares e aos nossos amigos que quem vai para o lado da droga só são os perdedores, os vencedores sempre dizem assim:” Não as drogas” a todos os tipos de drogas, inclusive o álcool que é outro vicio que também tem que acabar. completou o Prefeito Dalmora. E o trabalho vem surtindo bons resultados, pois quando indagados sobre o que fazer na presença das drogas, as respostas dos alunos são unânimes:
"Dizer não!"
"Não é pra usar droga e nem pra fazer violência". Diz um dos formandos.

Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.