quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Mundo Mágico de Catarina leva universo da literatura a alunos das escolas municipais de Matinhos.

           Projeto itinerante estimula hábito da leitura através do teatro e contação de histórias

Alunos das Escolas Municipais Prof. Luiz Carlos dos Santos,  Profª Caetana Paranhos e Oito de Maio, de Matinhos, conhecerão no dia 05 e 06 de novembro o projeto O Mundo Mágico de Catarina-Uma Viagem Encantada pela Imaginação, realizado pela Canal/MKT com o apoio do HSBC e da Provopar e em parceria com as Secretarias Municipais de Educação. O foco é o estímulo e o incentivo à leitura através do teatro e da contação de histórias.
 A ideia do projeto consiste em um ônibus adaptado com palco e biblioteca, que percorrerá as escolas e passará algumas horas estacionado nestes pontos para realizar as atividades. Entre elas, trabalhos didáticos como contação de história e visita acompanhada à biblioteca no interior do ônibus, que terá dez títulos de clássicos da literatura infantil para manuseio e leitura dos alunos, cursando até o quinto ano do ensino fundamental. Entre as obras, Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol; O bichinho da maçã, de Ziraldo; Histórias maravilhosas de Andersen, de Hans Christian Andersen; Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias, de- Ruth Rocha e O pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato.

Segundo Elias Luiz Viana, responsável pelo Núcleo Cultura da Canal/MK, a ideia é apresentar a milhares de crianças, por meio do teatro e da leitura, os grandes clássicos da literatura infantil, em um espetáculo itinerante composto por esquetes, leituras e improvisações.
 
“Todo esse universo está envolvido em uma linguagem cênica e lúdica, cuja mensagem principal é a do incentivo à leitura. O teatro estimula a imaginação, e o objetivo principal do Mundo Mágico de Catarina é usar esse estímulo como ferramenta para incentivar o hábito de leitura entre as crianças”, explica, acrescentando que, com os esquetes teatrais e a leitura de clássicos da literatura infantil, realizados em parceria com a empresa Parabolé, o projeto pretende levar às crianças um aprendizado, uma maneira de transportar para suas próprias vidas os aspectos morais e humanos dos livros.
 
De acordo com Viana, uma pesquisa feita em 2009, intitulada “Retratos da Leitura no Brasil” e encomendada pelo ao Ibope pelo Instituto Pró-Livro, apontou que 77 milhões de brasileiros – em um país de quase 200 milhões de habitantes – não lêem livros regularmente. “O incentivo à leitura através do teatro é o mote do projeto, pois entendemos que as crianças precisam ser incitadas a ler, ser aguçadas e ter curiosidade pelo que diz um livro”, fala. “Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara sentimentos que têm em relação ao mundo, como medos, dor, perda e alegria, entre tantos outros”, justifica.
Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.