quarta-feira, 3 de julho de 2013

Matinhos: "Obras concluídas começam a serem inauguradas".

Hoje dia 03/07 as 16:00 horas acontecerá à inauguração da Nova Sede do PETI (Programa de)Erradicação do Trabalho Infantil) sito a rua Ponta Grossa s/nº, balneário Perequê.
 
É um Espaço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atende crianças e adolescentes oriundas do trabalho infantil e risco social e pessoal, das faixas etárias de 06 anos aos 15 anos, em contra turno escolar. Atende atualmente 130 crianças e adolescentes, com serviço sócio educativo através de atividades lúdicas e recreativas como: música, recreação, esporte, orientação de estudes e outros, também são guarnecidos com uniformes e alimentação diária. Conta com um Coordenador, o Pedagogo Alcir Alves, educadores sociais, atendentes infantis, motoristas, cozinheiras e auxiliares de serviços gerais.
 
 Já no dia 05/07 será inaugurado o CREAS (Centro de Referência  Especializado da Assistência Social). Na Rua Martinho Ramos, bairro Tabuleiro.
A Coordenadora do CREAS é a senhora Selma Doelle, conta com 2 psicólogas,
2 assistentes sociais, 3 educadores sociais, 1 administrativos, 1 auxiliar de serviços gerais e um motorista.
 
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direi os (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas sócio educativas em meio aberto, etc.).
 
A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família ea situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos sócio assistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
 
O Creas deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
 
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos Creas devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
 Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.