terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prefeitura promove ação de prevenção à saúde bucal infantil.

A Prefeitura de Matinhos, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou neste ano, campanha de prevenção à saúde bucal infantil em todas as escolas do município. Nesta terça, 03, a promoção de saúde bucal foi na escola Monteiro Lobato.
Por meio de palestras e orientações individuais a ação tem como objetivo ensinar a correta higienização bucal para as crianças: como escovar corretamente os dentes, como passar o fio dental e a importância da higienização da língua. As equipes que são formadas por dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal fazem parte do programa Matinhos Sempre Sorrindo. A dentista do município, Cintya Giovanini, explica como procedeu a campanha. “A Prefeitura adquiriu os escovódromos, que são estrutura com pias e espelhos para que possamos ensinar às crianças a higienização bucal, além disso, doamos para todas as crianças kits contendo escova de dente e creme dental”.
Segundo a dentista, o Brasil tem alto número de crianças com cáries e pessoas acima de 60 anos utilizando próteses dentárias. “A falta de conhecimento sobre a higiene bucal leva a população ter problemas dentários. Alguns pensam que arrancar um dente é a solução para acabar com aquela dor, mas não é. A falta de um dente pode acarretar a vários problemas como dor de cabeça, dor na coluna, etc. Hoje realizamos este evento com as crianças, visando à prevenção no futuro, mas as palestras odontológicas devem ser aplicadas, também, para adolescentes, adultos e idosos”, concluiu Cintya.
Para o próximo ano a prefeitura está viabilizando parceria com o SUS para a implantação de próteses dentárias gratuitamente. Será realizado um levantamento para verificar a população que realmente necessita prótese dentária e não tem condições financeiras.

Leonardo A Barbosa
Jornalista – DRT 9244
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Matinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.