sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Centro do Idoso do Gaivotas comemora um ano de sucesso.

Na tarde de 27/11 o CCI Gaivotas esteve em festa comemorando seu 1º ano de funcionamento, sem sombra de duvidas sucesso total, também foi comemorado o Aniversario de uma das integrantes do grupo do CCI Gaivotas a Sra. Ivanilde carinhosamente chamada de "Vozinha".
A vinda dos CCIs para Matinhos,  foi uma luta incessante da Secretaria Municipal de Assistência Social Sra. Eunice Viganó Dalmora pelos nossos idosos, com o apoio do Prefeito de Matinhos Eduardo Dalmora que começou em 2010, e pela sua persistência e visão hoje Matinhos conta com três Centros Comunitário do Idoso.
"As atividades são desenvolvidas vislumbrando ações que venham garantir o envelhecimento saudável, embasado na teoria do envelhecimento ativo e considerando que “O importante não é acrescentar anos á vida e sim vida aos anos”.Eunice Viganó Dalmora -Sec. Mun. de Assistência Social.


Aguida coordenadora do CCI Gaivotas:
Hoje como todos os meses nós fazemos a festa dos aniversariantes do mes, mas hoje a festa e especial, mas porque é especial, porque nosso CCI Gaivotas esta fazendo um ano de muita alegria, muita festa, muito amor, muita paz com todos nossos idosos que frequentam aqui diariamente, toda essa alegria que nós temos nós devemos a duas pessoas aqui no nosso municipio, ao nosso Prefeito o Sr Eduardo Dalmora, e a e nossa primeira Dama e Secretaria de Assistência Social Sra. Eunice Viganó Dalmora, muito obrigada do fundo do coração pela oportunidade que eles me deram de trabalhar com este povo maravilhoso, apesar de eu também ser idosa, eu não sei expressar a felicidade que a gente sente. No dia 23 de Dezembro do ano passado estava eu e o Jaime aqui sozinhos e nós dissemos no próximo ano este centro aqui vai esta cheio e nós iremos fazer uma grande festa, e os Anjos e Deus disseram amém, hoje estamos aqui o centro esta lotado, os idosos estão felizes e nós mais ainda, hoje entre os aniversariantes nós temos uma pessoa muito querida que chamamos de vozinha, não tem ideia de como ela chegou aqui, carrancuda não falava, no primeiro dia que ela chegou aqui a filha dela a deixou e disse assim: Eu vou deixar ela mas ela não vai ficar, e ai ela começou a chorar, eu disse para filha dela pode deixar, pode ir embora ela vai ficar aqui conosco,  que eu te garanto que daqui dois ou três dias ela vai pedir  para vir, ela me olhou com aquele olhar fulminante e eu disse assim para os meninos: Será que nós vamos dar conta? E hoje gente vocês não tem ideia de como esta essa nossa vozinha maravilhosa, linda muito querida por todos, e eu só quero dizer uma coisa, obrigado meu Deus por ter dado sabedoria ao nosso Prefeito a nossa primeira Dama, por ter pensado em nós idosos e que hoje nós acolhemos todas essas pessoas que muitas vezes estão em casa sem fazer nada, muitas vezes deprimidas, e quando eles vem aqui, eles encontram muito carinho, muita paz, muito amor, muito respeito por eles, eles ficam aqui conosco e quando a gente ve esta mudança nos percebemos o quanto nos aprendemos o quanto nos ensinamos, o quanto nos amamos esses idosos e o quanto somos amados, isto não tem dinheiro que pague, muito obrigado e eu peço a Deus que ilumine sempre o caminho de nosso Prefeito de nossa primeira Dama, da minha chefe imediata a Sandra, o Claudio que sempre estão nos dando respaldo com tudo que temos aqui, tudo a nossa mesa farta todos os dias, temos do bom e do melhor para nossos idosos, frutas, enfim tudo que vocês possam imaginar em uma mesa do cafe da manhã nós temos aqui no nosso centro, muito obrigado Prefeito, muito obrigado Dona Eunice que Deus abençoe muito vocês.

Sonia, filha da Vózinha (Sra. Ivanilde integrante do CCI Gaivotas):
Fazer minha mãe sorrir era muito difícil, e aqui é um espaço magico, onde ela conseguiu encontrar amizades, um conto de fadas onde ela conseguiu se encaixar com pessoas que estavam distantes da vida dela que faziam parte da vida dela mas que ela ainda não havia encontrado, eu só tenho a agradecer a mudança que eu percebi nela, pela diferença de pessoa que ela se transformou, era uma pessoa muito ranzinza, ela guardava muita magoa, trazia muitas coisas ruis com ela do passado, mas graças a Deus o CCI conseguiu abrir gavetinhas que estavam travadas e trouxe para minha mãe hoje uma felicidade que para mim é um grande presente de Natal, não tem presente melhor que este, eu só tenho a agradecer o trabalho que fizeram, a equipe toda do CCI Gaivotas em especial a Sra. Eunice, muito obrigada.
Sra. Ivanilde (integrante do CCI Gaivotas):
Eu me sinto muito bem, eu gosto muito daqui, eu nem quero ficar mais em casa, queria vim de mudança para cá, o dia que eu não venho aqui e fico em casa é tão ruim, da vontade de vim sozinha caminhando pelas estas estradas ai, vim sozinha, as vezes minha filha não pode me trazer da vontade de vim sozinha, não gosto de ficar la em casa, eu gosto mais daqui do que da minha casa, nossa como sou bem tratada aqui, muito, muito bem tratada, muita amizade, fazemos exercício, fisioterapia, eu conto muita piada para eles aqui e eles gostam de ouvir minhas piadas, gosto de ver eles rindo, eu gosto muito daqui, foi uma hora bem abençoada quando minha filha fez meu cadastro aqui para mim ficar aqui e aproveitar os exercícios eu quase nem conseguia andar direito quando vim para cá, e agora ja estou conseguindo andar bem, dou graças a eles, pelos exercícios que fazem comigo, muito obrigado a todos.
Roselvira (integrante do CCI Gaivotas):
Estou muito contente, quero agradecer o Prefeito, para continuar sempre o nosso CCI, a Aguida é uma pessoal muito receptiva, a gente se sente bem aqui no CCI, a gente faz ginastica com o Jaime, fisioterapia com a Liziane, aeróbica com a Nadia, a gente se sente muito bem, a gente tinha muita depressão em casa, eu estava morando aqui a quatro anos e sentia muita depressão, depois abriu o CCI aqui e nossa nós estamos muito contentes, preencheu nosso vazio, acabou a depressão, não existe mais, a saúde melhorou, tudo muito melhor e eu agradeço a todos que trabalham aqui, uma pessoa melhor que a outra e o Prefeito Dalmora e sua Sra a Dona Eunice, para nunca terminar isso aqui, muito obrigado.

CCI - Centro Comunitário do Idoso Gaivotas, um ano mudando a vida de nossos idosos com muito amor, carinho e dedicação.

Inaugurado no dia 29/11/2013 pelo Prefeito de Matinhos Eduardo Dalmora e a Secretaria Municipal de assistência social Sra. Eunice Viganó Dalmora , o Centro Comunitário do Idoso de Gaivotas é um dos três que se encontram em plena atividade, seguidos pelos CCIs do Bairro Bom retiro e Bairro Tabuleiro, é um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, destinados a freqüência dos idosos e de seus familiares, onde são desenvolvidas, planejadas e sistematizadas ações de atenção ao idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, incentivando a socialização do idoso em sua própria comunidade, oportunizando troca de experiências intergeracionais e o resgate social do papel do idoso, criando oportunidades de convivência grupal entre os idosos, proporcionando aprendizado e aperfeiçoamento de trabalhos manuais, possibilitando conhecimento corporal, por meio da realização de exercícios de atividades recreativas e de lazer, desenvolvendo potencialidades artísticas e culturais e orientando e favorecendo o acesso do idoso aos bens e serviços da comunidade. Conforme preconiza a lei Orgânica da assistência Social/LOAS, a Política Nacional do idoso (Lei 8.842/94), o Estatuto do idoso – Lei Nº11.86 e a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009),  
As atividades realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, buscam a intersetorialidade com todas as politicas públicas que desenvolvem programas, projetos serviços na área da pessoa idosa.
Com atividade de:
* Serviço Social
* Fisioterapia
* Psicologia : Grupo de Crescimento Pessoal – Favorece a pessoa idosa, condições de expressar seus sentimentos e emoções, despertando sua potencialidade, contribuindo para trabalhar com mais eficácia os conteúdos emocionais.
* Grupo dedo de Prosa – Discute assuntos de interesse dos idosos, proporcionando integração e abertura entre os participantes.
* Cultura e Lazer : Teatro, Dança, Musica, Festividades, Comemorações e Eventos.
* Esportes: Ginástica – Promove a saúde física e mental da pessoa idosa, melhora sua aptiodão proporcionando bem estar, estimulando a convivência entre eles e viabilizando sua auto valorização. Caminhada, alongamento entre outros.

Douglas Gerasom - A Voz de Matinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.