sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cursos de eletricidade e escultura em frutas atraem público ao Paraná em Ação

O Paraná em Ação, que vai até domingo (30), na sede da Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado do Paraná – Fetiep, em Matinhos, Litoral do Estado, oferece gratuitamente oficinas e cursos rápidos. Essas atividades dão oportunidade para aqueles que querem aprender novas funções ou aprimorar conhecimentos e aumentar a renda familiar.

“Um dos cursos rápidos que tem sido muito procurado é o de escultura em frutas e legumes, do professor Gilson Costa da Silva, que participa voluntariamente”, afirma Clecy Amadori, coordenadora executiva do Paraná em Ação.
Com duas turmas por dia, Gilson ensina a fazer esculturas em melancias, abacaxi, abóbora, berinjela entre outras frutas e legumes. “Essa não é a primeira vez que participo do programa e já encontrei alunos com grande potencial, que com um pouco de investimento, darão grandes profissionais”, avaliou o instrutor.
É o caso de Gustavo Patruni, 17 anos que veio aprender as esculturas. “Eu adoro cozinhar e meu sonho é um dia me tornar um chefe de cozinha. Quero aprender coisas novas e criativas para poder dar um toque especial nos meus pratos”, afirma.
Já a voluntária do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Matinhos, Claudete Rodrigues veio para o curso porque achou o resultado bonito. “Não sei cozinhar muito bem, mas esse trabalho manual é muito gostoso de fazer.” Marinês do Amaral aprendeu a escultura na melancia para usar em eventos da igreja onde trabalha como missionária.
ELETRICIDADE – O professor Almo Andreolli, do Senai de Paranaguá, que ministrou o curso de eletricidade predial, ficou feliz com o desempenho de suas turmas no primeiro dia. “Ensinamos como trabalhar com a eletricidade de maneira segura. Nosso objetivo é mostrar que todas as pessoas são capazes de executar pequenos serviços em suas casas e para isso damos ênfase na segurança mostrando todos os riscos que se corre na hora que mexemos com os materiais elétricos”, explica o professor.
Jonathan Dias da Costa, 22 anos, trabalha como pintor e aprendeu noções de eletricidade. “Quero aprender coisas novas para poder ajudar ainda mais em casa com a prestação desses serviços durante a temporada de verão.
Texto:AEN - Fotos: Douglas Gerasom.

2 comentários:

  1. uhuu olha eu aii
    muito legal pretendo continuar a estudar no ramo .

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Sou Chef Francisco Vita, food-stylist e escultor em frutas e legumes. Gostaria de parabenizá-los pela iniciativa da divulgação desta bela arte.

    Também gostaria de convidar a todos para conferirem nossos vídeos-aula FREE, onde ensinamos e compartilhamos vários dos segredos desta técnica.

    Eis o link:

    http://www.cheffranciscovita.com.br/page_27.html

    Sejam todos bem vindos e boa sorte,

    Chef Francisco Vita.
    www.cheffranciscovita.com.br

    ResponderExcluir

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.