domingo, 2 de fevereiro de 2014

Veranistas podem realizar testes rápidos de sangue no Litoral.

As pessoas que descerem ao litoral a partir desta semana terão disponíveis novos postos de atendimento para a coleta de sangue e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Foram incluídos mais 10 pontos de coleta, que passam a oferecer o serviço gratuitamente em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Agora, além das tendas montadas na praia Central de Guaratuba e calçadão de Caiobá (Matinhos), os testes estão disponíveis também nas unidades básicas de saúde dos municípios. A medida foi tomada para aumentar a capacidade de realização dos exames, em razão da grande procura pelo serviço nos últimos dias.Postos de atendimento no litoral realizam testes rápidos gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C
Também foi ampliado o horário de funcionamento das tendas da saúde na praia, que agora vão atender durante todos os dias da semana, das 9h às 16h. Antes, o atendimento era realizado apenas nos finais de semana, de quinta a domingo.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, as ações realizadas na beira da praia fazem parte da estratégia do Governo do Estado de levar serviços de saúde para mais perto da população. “Muitas pessoas não têm o hábito de ir a uma unidade de saúde para realizar exames de rotina. Sabendo disso, trazemos os testes para a praia, facilitando o acesso a esses exames”, afirmou.
Esta facilidade de acesso foi o principal motivo para o aposentado Rossio José Cruz fazer o teste rápido de hepatite B na tenda de Caiobá. Morador de Maringá, Rossio estava passeando no calçadão da avenida beira-mar quando decidiu visitar o espaço da saúde. “Parei aqui para pedir informações, mas quando soube que os resultados dos testes saíam em apenas 30 minutos, decidi realizá-lo para saber como estava a minha saúde”, afirmou.
Em 20 dias de atividade, foram realizados 1.407 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C em todo o Litoral. Até agora, já foram identificados cinco casos de HIV positivo, nove de sífilis, quatro de hepatite B e um de hepatite C. “A importância de oferecermos os testes rápidos e identificarmos exames positivos para doenças graves como estas é que o cidadão pode iniciar o tratamento imediatamente. São doenças silenciosas e que poderiam apresentar sintomas somente em estágios avançados, onde o tratamento é muito mais difícil”, alerta a coordenadora do programa estadual de DST/AIDS, Elisete Ribeiro.
No caso do HIV, o teste serve como diagnóstico definitivo. Quando algum caso é identificado, a pessoa é encaminhada imediatamente para iniciar o tratamento no serviço de referência mais próximo de sua residência. Já para sífilis e hepatites B e C, o exame é uma triagem. Por isso, quando o teste dá positivo, ainda é necessária a realização de exames complementares.
Além dos testes rápidos, as tendas oferecem preservativos (masculinos e femininos), materiais educativos sobre prevenção de diversas doenças e o serviço de Ouvidoria, para reclamações, sugestões, denúncias, elogios e pedidos de informação sobre o SUS no Paraná.
As tendas da saúde na praia funcionam até o Carnaval. Equipes de saúde dos municípios também estão promovendo ações itinerantes para levar os testes rápidos para colônias de férias, associações, clubes e outros locais com grande fluxo de pessoas.
Fonte:http://ricmais.com.br/pr/familia-2/noticias/veranistas-podem-realizar-testes-rapidos-de-sangue-no-litoral/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um trabalho de informação, opiniões e comentários sérios são bem vindos, obrigado.